25 C
Papeete
terça-feira, 23 julho, 2024
25 C
Papeete
terça-feira, 23 julho, 2024

Surfe e inclusão social marcam 8ª edição do Surf Experiences

Surfe, vôlei, futebol, inclusão social e muitas histórias de vida marcaram a 8ª edição do Surf Experiences. “Esse evento realmente marcou profundamente a mim e a todos os participantes”, revela Phil Rajzman, bicampeão mundial de longboard (2007 e 2016) idealizador da clínica ocorrida no último final de semana (10 a 12/3), na Praia de Geribá/Búzios, no RJ.

A clínica que reúne famílias, netos, pais e avós, em uma experiência única, de imersão no surfe e na natureza, teve as presenças, em uma roda de bate papo, de dois nomes que estarão para sempre na história do esporte brasileiro: Bernard Rajzman, medalhista olímpico de vôlei (Los Angeles/1984), conhecido mundialmente pelo seu saque Jornada nas Estrelas.

8ª edição do Surf Experiences
8ª edição do Surf Experiences. Foto: Mario Nardy

Pai de Phil, Bernard é hoje membro do Comitê Olímpico Brasileiro – COB e do Comitê Olímpico Internacional – COI; e Carlos Alberto Gomes Parreira, ex-treinador da Seleção Brasileira de Futebol, que participou de Copas do Mundo e comandou times de cinco países. “Parreira estava com meu pai em Búzios e aceitou o convite de participar desse bate-papo, que foi realmente incrível”, conta Phil.

+ Vitória de João Chianca em Supertubos leva brasileiro ao Olimpo do surf mundial

A 8ª edição do Surf Experiences, também, destacou a inclusão social, com a participação de quatro surfistas adaptados: Marquinhos Schulz Siqueira, de 11 anos, que tem paralisia cerebral; e quatro pessoas com deficiência do projeto ASAS – Associação do Surf Adaptado de Saquarema.

8ª edição do Surf Experiences
8ª edição do Surf Experiences. Foto: Mario Nardy

Eles confirmaram que o surfe é para todos. E que estamos nesse mundo para buscar a superação e para sermos pessoas melhores”, afirma Phil. “Essa edição deixou uma grande lição, a de que o esporte quebra a barreiras, não existem limitações. E mostra que tudo é possível, basta ter força de vontade. Acho que todos saíram mais fortalecidos e revigorados depois desse final de semana”, completa o atleta.

+ Cinegrafista registra ataque de tubarão a tartaruga em Fernando de Noronha

A programação seguiu as atividades que comumente acontecem: aulas de surfe (divididas em níveis iniciante, intermediário e avançado), rodas de conversa e análises das ondas, além de prática de canoa havaiana. No evento, também, ocorreu o Sunset Culture, projeto cultural com show musical, exposições artísticas, pintura ao vivo, horta orgânica e gastronomia.

Altas ondas, muita diversão e troca de informações. As pessoas saíram melhores após todas essas experiências de vida. O evento vai marcar na história das nossas clínicas”, conclui o bicampeão mundial. O Surf Experiences é realizado desde 2019.

8ª edição do Surf Experiences. Foto: Mario Nardy

Essa edição teve sorteio de pranchas Phil Rajzman Shapes, além de estadias no Hotel Le Relais la Borie. Essas marcas são patrocinadoras do evento ao lado da Stanley.

Sobre Phil Rajzman – Carioca, 40 anos, é bicampeão mundial de longboard em 2007 e 2016. O atleta da elite mundial por 25 anos (até 2022) também é empresário, produz suas próprias pranchas, já teve um programa de TV, participou de filmes e comanda projetos sociais no Rio de Janeiro. Tudo o que produz está relacionado ao esporte, bem-estar e ao lifestyle que o surfe proporciona.

Rajzman apresentou o programa ‘9 Pés’, no Canal Off (2014 a 2017). Também é padrinho do projeto Surf no Alemão, idealizado por Wellington Cardoso, que transforma a realidade de dezenas de meninos e meninas desde 2011. Elecomeçou a pegar onda aos três anos de idade. Desde cedo foi reconhecido como uma das maiores promessas do surfe do país, tanto que, aos 13, conquistou seu primeiro pódio entre veteranos: 3º lugar no Circuito Nacional (categoria Iniciante).

Aos 15 anos já era figura conhecida no mundo do surfe, impressionando com grandes performances em ondas gigantes no Havaí. Depois começou a colecionar títulos no longboard, entre eles, também é bicampeão Pan-Americano, Campeão Sul-Americano e Campeão Brasileiro.

Para saber mais sobre o atleta, acesse Instagram @philrajzman.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias