Surf e skate estão entre as maiores audiências das Olimpíadas

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Novos eventos como surfe e skate, que estrearam nas Olimpíadas de Tóquio, aumentaram a audiência dos Jogos, principalmente no Brasil, disse o Comitê Olímpico Internacional nesta terça-feira, minimizando o impacto da falta de espectadores.

As projeções de alta apresentadas pelo órgão esportivo nesta terça-feira, 3 de agosto, contrastaram com os primeiros dados de classificação, que indica que os Jogos de Tóquio são atualmente os Jogos Olímpicos menos assistidos na história recente na Europa e nos Estados Unidos.

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Nos Estados Unidos, o mercado mais importante para os Jogos Olímpicos onde a NBCUniversal está exibindo os eventos, a cerimônia de abertura atraiu 16,9 milhões de telespectadores americanos, o menor público do evento nos últimos 33 anos.

Em uma declaração à REUTERS, Timo Lumme, o diretor-gerente de televisão e serviços de marketing do COI, disse que o público estava vindo para assistir aos Jogos aos “milhões” nos Estados Unidos, com uma média de horário nobre para programas olímpicos de cerca de 17 milhões de telespectadores americanos cada noite.

Na China, um grande número de espectadores sintonizou para ver a corrida masculina dos 100 metros e as finais do evento individual de tênis de mesa, enquanto o surfe e o skate foram cinco dos dez programas olímpicos mais vistos do Brasil na primeira semana do Jogos

No Japão, onde mais da metade do público se opôs à realização dos Jogos, a audiência permaneceu robusta, com 113,5 milhões de japoneses assistindo a alguma cobertura dos Jogos em 1º de agosto.

Sem fãs

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Apesar do sucesso com as novas modalidades, de uma maneira geral, esta tem sido uma das piores audiências das história recente dos Jogos. Na foto a atleta Rayssa Leal. Foto: Wander Roberto/COB

Apesar de alguma recuperação graças aos novos esportes, a audiência também diminuiu em toda a Europa.

A emissora pública britânica, a BBC, diz que teve um pico de audiência ao vivo de 2,3 milhões e 944.000 transmissões online para a cerimônia de abertura. Um declínio de 39,4% do pico de audiência ao vivo da BBC para a cerimônia de abertura do Rio, e um declínio de 61% do pico de audiência ao vivo da BBC para a estreia de Pequim em 2008.

A Discovery Inc., que detém os direitos europeus dos Jogos, disse nessa terça-feira que mais de 275 milhões de telespectadores assistiram aos Jogos por meio de suas plataformas, com mais de 100 milhões deles por meio da cobertura do Discovery na TV e digital, e outros 175 milhões por meio de suas emissoras sublicenciadas.

Em um e-mail, a empresa disse que isso representou 10% a mais de alcance do que os Jogos de Inverno de Pyeongchang 2018.

Respondendo às perguntas dos repórteres na terça-feira sobre as consequências de não haver fãs nas arquibancadas devido às restrições do COVID-19, Lumme disse que “não teve efeito” na audiência ou no engajamento.

Embora as comparações com os Jogos Olímpicos anteriores sejam imperfeitas devido aos diferentes fusos horários, o presidente-executivo da NBCUniversal disse que as classificações baixas se devem ao atraso de um ano dos Jogos e também à falta de espectadores.

Fonte: REUTERS

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