26 C
Papeete
domingo, 21 julho, 2024
26 C
Papeete
domingo, 21 julho, 2024

Surf é muito mais que um estilo de vida

-

“Pegar onda é para todas as idades e o surf inclusivo tem proporcionado experiências incríveis”. 

Por Phil Rajzman

O melhor surfista é aquele que se diverte mais” já dizia Duke Kahanamoku, o havaiano pai do surf moderno. E eu levo muito a sério a fidelidade a essa filosofia na minha jornada.

O esporte sempre foi algo muito presente na minha vida, principalmente por influência dos meus pais que seguiram carreira de atleta por anos. Comecei a pegar onda aos três anos, mas foi aos 13 quando conquistei meu primeiro pódio nacional, que escolhi o surf para minha vida. De lá pra cá foram 25 anos na elite mundial e uma vida dedicada às competições.

Em 2019, quando voltei ao Brasil, após uma temporada no Havaí e Califórnia, tive a ideia de fazer uma clínica, mas não uma clínica qualquer. Queria algo que proporcionasse uma experiência diferenciada, uma imersão de três dias para todas as idades, baseada na visão do surf da Polinésia para que a modalidade pudesse ser vista como um estilo de vida, uma terapia, mas sempre destacando a conexão com o oceano e a mãe natureza. Foi assim que nasceu o Phil Rajzman Surf Experiences.

Foram nove edições – todas em Búzios (RJ) – até aqui e a essência é unir gerações ao redor da cultura do surf. Muito mais que compartilhar essa paixão pelo esporte é criar elementos para evolução, mergulhar em uma cultura vibrante, enriquecer vidas, inspirar mentes e promover experiências únicas. É muito gratificante ver famílias inteiras participando, são pais, filhos e até avós. Tem palestra de primeiros-socorros, dicas para ler a maré, roda de conversa, yoga, canoa havaiana, refeições saudáveis, atividades integrativas, surf music e, claro, aulas práticas para todos os níveis e surf.

Como compartilhar histórias e trocar experiências é um dos pontos altos não podem faltar convidados especiais, ícones do longboard e campeões mundiais. Entre eles, já marcaram presença: Carlos Mudinho, Vitorino James, Rico de Souza, Ricardo Bocão, Duane DeSoto, Steven Sawyer, David Arganda, Kevin Skvarna e também campeões de outras modalidades como Bernard Rajzman (vôlei) e até Carlos Alberto Parreira (futebol).

Só posso dizer que a vibe é das melhores e 80% dos participantes voltam porque entenderam que surf é para todas as idades, como também o surf inclusivo que nos tem proporcionado experiências incríveis. A próxima clínica é um projeto que estamos trabalhando há algum tempo, será aqui no Havaí (onde moro atualmente) ou na Califórnia. Vamos trazer gente do Brasil e também unir com a galera que vive aqui nos EUA e promete!

O Surf Experiences é uma grande família unida pelo amor ao surfe.

Aloha!

Phil Rajzman
Phil Rajzman
Foi tricampeão mundial de longboard (em 2007 e 2016, campeão mundial pela World Surf League e em 2004 campeão mundial pelo Oxbow Pro), bicampeão Pan-Americano (2007 e 2009) e atleta da elite mundial por 25 temporadas (até 2022). Carioca, 42 anos, foi o primeiro brasileiro a entrar para a história como Campeão Mundial de Surf, conquistando o título no pranchão. Tem um canal no YouTube (@PhilGood21) e marca presença forte também no Instagram e no Facebook como @philrajzman

Compartilhar essa Reportagem

Adrian Kojin

Alex Guaraná

Allan Menache

Edinho Leite

Jair Bortoleto

Janaina Pedroso

Luciano Meneghello

Phill Rajzman

Zé Eduardo

Thiago Consentine

Gabriel Davi Pierin

Jaine Viudes