Lucas Silveira estreia com vitória no Nias Pro, QS de 3 mil pontos nas ondas mais perfeitas de todo o circuito de qualificação

Por Fernando Guimarães

A WSL anunciou recentemente algumas mudanças no QS, que são basicamente um aumento no número de etapas de 10 mil pontos (vão de seis para sete no masculino, de duas para quatro no feminino) e a redução na pontuação dos campeonatos de 6 mil, que passam a dar 5mil pontos ao vencedor. O nome de Challenger Series veio para tentar vender a ideia para novos patrocinadores, e nós esperamos que funcione.

Mas a principal mudança que gostaríamos de ver, a valorização das etapas em ondas de qualidade, não aconteceu.

E assim, o QS de Nias, que começou nesta quarta valendo 3 mil pontos, provavelmente não terá um peso enorme na corrida pelas vagas na elite no ano que vem. Digamos que, numa hipótese extraordinária, ele suba ainda um degrau. Ainda assim, valerá no máximo 5 mil pontos, num circuito decidido pelos eventos challenger.

Na terceira rodada do Nias Pro 2019, Lucas Silveira, um dos poucos brasileiros que resolveram embarcar nessa missão, estreou com vitória. O outro representante brasileiro, Cainã Souza, caiu logo na primeira rodada.

O deslocamento é caro e a etapa está fora do eixo europeu, onde acontecem três etapas de peso em sequência (Pantín, Açores e Ericeira). Ainda assim, parece uma escolha acertada de Lucas. A concorrência de peso está quase toda na Península Ibérica e ele mesmo é quase um especialista em Nias, como atuações suas em dias históricos no pico comprovam.

Lucas fez 13,70 pontos, com 7,50 na melhor onda. Ele ficou em primeiro na bateria, à frente do australiano lucas Wrice, do peruano Alvaro Malpartida e do japonês Kosuke Okamura. Na próxima rodada, ele enfrenta o norte-americano Skip McCullough, o argentino Nacho Gundesen e o indonésio Rahel Wau.

As condições não estavam clássicas. Um leve vento maral deixou raros os tubos como os da foto de capa, surfado pelo local Jelius Wau. Mas tornou a onda um longo, rápido e manobrável point-break para a direita. Com certeza uma das melhores ondas do QS, se não a melhor.

A competição deve continuar nessa madrugada, provavelmente com ondas perfeitas. Você pode ver os resultados aqui.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Warming up in Nias! Can’t wait for tomorrow!! @wsl #niaspro frame: @itamarguima

Uma publicação compartilhada por Lucas Silveira (@silveiralvcas) em

VEJA TAMBÉM:
• PROMESSA DA NOVA GERAÇÃO, EDUARDO MOTTA EXPLORA A CALIFÓRNIA – VÍDEO
MELHORES MOMENTOS: MEDINA ESTREIA E AUSTRÁLIA VENCE TAG TEAM NO ISA GAMES
VÍDEO: KELLY SLATER, MASON HO E AMIGOS EM ULUWATU CLÁSSICO