27 C
Papeete
sábado, 13 julho, 2024
27 C
Papeete
sábado, 13 julho, 2024

Samuel Pupo brilha e vence em Saquarema; Brasil terá dez surfistas no CT 2024

Após garantir seu retorno para a elite com vitória nas quartas de final, Samuel Pupo é o campeão do Corona Saquarema Pro 2023 encerrado na tarde deste sábado (21) nas ondas do “Maracanã do Surfe”, Itaúna.

O brasileiro enfrentou o taitiano Mihimana Braye na final masculina que começou bem equilibrada, com uma pequena vantagem de Braye. Porém, aos 17 minutos, Samuca assumiu a liderança e logo em seguida conseguiu uma nota 8.00.

Precisando de uma nota superior a nove para virar, o taitiano usou sua prioridade escolhendo uma boa onda e conseguiu diminuir a diferença para 5.93, mas ainda precisava de 8.24 para se tornar o campeão da prova. No entanto, já não havia mais tempo para a virada e Samuel Pupo pode comemorar a vitória junto à torcida.

Surfando muito bem em todas as fases em Saquarema, Samuca venceu na final com um somatório de 14.17 (8.00 + 6.17), contra 10.93 (5.93 + 5.00) do francês Mihimana Braye. No feminino, a canadense Erin Brooks foi campeã após superar a australiana Sophie McCulloch na decisão.

Quem também comemorou muito neste sábado foi Deivid Silva que garantiu sua classificação para o CT de 2024 por conta dos resultados paralelos. Ao todo, o Challenger Series classificou dez surfistas para a elite em 2024. Foram disputadas seis etapas na temporada. Campeão em Portugal, Deivid não conseguiu repetir o bom resultado no Brasil. Ele se despediu precocemente numa bateria de quatro homens pelo round 3. Após derrota do francês Marco Mignot nas quartas de final neste sábado, Deivid ficou com a última vaga disponível, terminando na décima posição do CS. Esta será a quarta participação do brasileiro na elite desde sua estreia em 2019.

Quatro brasileiros chegaram com chances de carimbar o passaporte no masculino no Saquarema Pro. Se por um lado Samuel Pupo e Deivid Silva tiveram sucesso, Michael Rodrigues e Mateus Herdy bateram na trave. Rodrigues foi eliminado neste sábado nas quartas de final após derrota para o havaiano Eli Hanneman; Herdy parou na fase anterior, quando foi superado nas oitavas pelo francês Mihimana Braye.

Dez brasileiros no CT 2024

Além de Samuel e Deivid, o Brasil terá os remanescentes da elite da WSL em 2023. Os campeões mundiais, Gabriel Medina, Filipe Toledo e Italo Ferreira, além de João Chianca, Yago Dora e Caio Ibelli. Miguel Pupo, que tratou uma lesão na temporada, conquistou a vaga entre os convidados. No feminino, Tatiana Weston-Webb seguirá como única representante do país – já que Luana Silva não conseguiu os pontos necessários em Saquarema.

Ranking Challenger Series 2023

  1. Cole Houshmand (EUA)
  2. Jacob Willcox (AUS)
  3. Frederico Morais (POR)
  4. Crosby Colapinto (EUA)
  5. Kade Matson (EUA)
  6. Eli Hanneman (HAV)
  7. Imakalani Devault (HAV)
  8. Jake Marshall (AUS)
  9. Samuel Pupo (BRA)
  10. Deivid Silva (BRA)

 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias