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Potencialize seu surf com estes termogênicos naturais

O auge do inverno já passou, mas em muitos picos do Brasil a água está no mínimo gelada e assim muitos surfistas ainda surfam de roupa de borracha. Além de contar com o conforto dessa tecnologia, você sabia que é possível utilizar alguns alimentos para aquecer o corpo e assim chegar na água ainda mais preparado? Estamos falando dos termogênicos naturais, que podem ser de extrema ajuda nos dias de mar gelado.

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Os termogênicos naturais favorecem o aumento da temperatura corporal, principalmente nos meses mais frios, época em que o corpo gasta mais calorias para manutenção da temperatura.

“Qualquer alimento consumido propicia um gasto de energia ao ser digerido, aumentando a temperatura corporal e, de certa forma, acelerando o metabolismo. Contudo, alguns alimentos, conhecidos como termogênicos naturais, podem auxiliar nesse processo de aumento de temperatura corporal e aceleração do metabolismo do esportista, favorecendo o desempenho”, nos disse o nutricionista clínico e esportivo Maurício Cajazeira Nunes,
fiscal sanitário na prefeitura Municipal de Santos, SP, e bodyboarder a mais de 30 anos.

Nunes completa dizendo que os alimentos termogênicos naturais também melhoram a concentração e a disposição física e mental, podendo ser consumidos por quem deseja melhorar a produtividade no trabalho ou melhorar o desempenho durante os exercícios físicos.

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Confira três exemplos de alimentos termogênicos:

Pimenta vermelha

O efeito térmico da pimenta já é possível sentir no momento da ingestão. Como outros alimentos picantes, ela causa sensação de calor, e é nesse momento que a temperatura corporal aumenta causando gasto calórico.

Além do aumento de temperatura corporal, estudos comprovaram que incluir pimenta à dieta tem o poder de aumentar consideravelmente a queima de gordura, além de ser capaz de reduzir a ingestão calórica. A pimenta foi capaz de diminuir o apetite e aumentar a sensação de saciedade, o que ocorre devido ao efeito da capsaicina, substância presente no alimento.

Gengibre

Oriundo da Ásia, este alimento é uma raiz muito utilizada tanto na culinária quanto na medicina. Esta raiz possui diversas indicações terapêuticas, como ação bactericida, desintoxicante natural, ação antitumoral e ainda é um reconhecido alimento termogênico, que pode ser capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal.

Sim, é isso mesmo, gengibre pode ajudar a emagrecer.

A principal substância presente neste este alimento é o gingerol, composto que confere ardência e adiciona muito sabor à culinária, principalmente a de origem asiática.

Pode ser utilizado nas formas desidratada (em pó), in natura, ou mesmo cozido. Vale lembrar que o chá de gengibre é muito utilizado para fortalecimento do sistema imunológico também, sendo grande aliado na prevenção de doenças como gripes, resfriados e coronavírus.

Canela

Especiaria originária do Sri Lanka, no sul da Ásia, é utilizada há muito tempo e já foi usada até como meio de pagamento na Europa antiga.

A canela possui diversas propriedades que podem ajudar a saúde do esportistas.

Além de ser eficiente no controle do diabetes, pois melhora a eficiência da insulina, tem efeitos positivos nos problemas digestivos (diminuição de gases abdominais, trata diarreia) e possui efeito antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório.

Também combate infecções respiratórias, pois tem efeito secante nas mucosas e é um expectorante natural. Ela possui efeito termogênico; acelera o metabolismo e ajuda o corpo a liberar mais calor, aumentando a temperatura corporal, podendo assim ser benéfica aos surfistas nos meses frios do ano.

Dicas para um café da manhã termogênico

Vai pro surf? Confira dicas para um café da manhã termogênico pré-surf:

Panqueca de pimenta: Bata em um recipiente 2 a 3 ovos, 1 colher de sopa de farelo de aveia, pimenta vermelha picada e sal a gosto. Unte uma frigideira antiaderente com azeite extravirgem (pouco) e frite a preparação até se tornar um disco de panqueca dourada.

Suco de beterraba com gengibre e limão: Bata em um liquidificador 200 ml de água, ½ beterraba crua ralada e gengibre e sal a gosto. Algumas gotas de limão podem dar um toque especial.

Banana com canela: Corte 1 ou 2 bananas ao meio, coloque em um prato e salpique com canela em pó a gosto. Essa banana pode ser cozida em alguns minutos no microondas (ou na frigideira, com um pouco de azeite extravirgem) também e ser consumida quente.

É importante dizer que alimentos como chá verde, mostarda, vinagre de maçã, kiwi, café, guaraná, e água gelada (inferior a 16°C), também podem produzir aumento da temperatura corporal e serem introduzidos na dieta visando saúde e bem estar.

“Os principais alimentos que citei, como pimenta, gengibre e canela, podem ser consumidos de noite e não vão alterar o sono, diferentemente da cafeína e chá verde (que têm um pouco de cafeína), e guaraná, por exemplo, que podem ser prejudiciais ao sono para algumas pessoas. Mas os que tiverem acostumados e não sentirem diferença no sono, podem consumi-los caso queiram.”

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