Publicidade:

Publicidade:

Publicidade:

Coma beterraba e melhore a recuperação pós-surf



Rica em nitratos e outros nutrientes importantes, a beterraba ajuda a recuperar os músculos e dar um gás na performance 

Por Verônica Mambrini

Quer melhorar sua recuperação depois de um long dia de surf? Inclua beterraba na dieta. A raiz é rica em carboidratos complexos, fibras, vitamina A, vitaminas do complexo B, potássio, fósforo, zinco, ferro e cálcio. Mas um nutriente específico desse alimento ajuda muito quem treina: os nitratos. Eles são precursores do óxido nítrico, substância que colabora com a dilatação dos vasos sanguíneos. Assim, o sangue chega com mais facilidade aos músculos, levando mais nutrientes e oxigênio.

A beterraba é especialmente benéfica para quem surfa longas horas: diversos estudos demonstraram que atletas de endurance tiveram ganhos de performance com o consumo de beterraba.

Veja também: 10 lanches para o pós-surf

Outra vantagem da roxinha é o betacaroteno. Ele tem função antioxidante – ou seja, previne o envelhecimento celular, além de dar um up no sistema imunológico. A beterraba também contém betaína, que reduz a fadiga do exercício, ajuda no ganho de força muscular e reduz a ação inflamatória. Ou seja, tudo que seu corpo precisa depois de um dia inteiro na água.

A chef Joana Rocha, de São Paulo, sugere uma receita irresistível até para quem não é muito chegado ao sabor desse tubérculo: espaguete com pesto de beterraba, amêndoas e gorgonzola. O limão suaviza o gosto forte da beterraba e o gorgonzola dá um contraste salgado delicioso para o prato.

Espaguete ao pesto de beterraba

Serve de 3 a 4 pessoas

Ingredientes:
500 gramas de beterraba
50 gramas de amêndoas inteiras*
75 gramas de amendoas laminadas
150 ml de azeite
suco e raspa de 2 limões sicilianos
1 dente grande de alho
Sal
Um pacote de espaguete
cubos de gorgonzola

*Você pode substituir as amêndoas por nozes ou castanhas

Modo de preparo
Lave as beterrabas, embrulhe-as com papel alumínio e leve ao forno por cerca de uma hora ou até que fiquem macias. Se as beterrabas forem muito grandes, corte-as em 2 ou 4 pedaços. Retire do forno e descasque, ainda quente, com cuidado. Bata as beterrabas no liquidificador ou processador com o azeite, as amêndoas inteiras, o suco de limão e o alho, até que fique bem homogêneo. Acerte o sal.

Cozinhe o espaguete conforme instruções da embalagem. Misture bem com o pesto de beterraba. Monte o prato e finalize com raspas de limão siciliano, amêndoas laminadas e cubos de gorgonzola.

Veja também: Universidade lança cartilha com dicas de nutrição para enfrentar o coronavírus

+Notícias

Uma lista de alimentos anti-estresse

Diminuir o estresse com alimentação é possível. Por isso, preparamos uma lista de alimentos...

WSL lança campanha We Are...

A WSL - World Surf League anunciou na última terça-feira, 26, a campanha "We Are...

Gabriel Medina e Yasmin Brunet...

O bicampeão mundial Gabriel Medina teria se casado em sigilo com a modelo e Yasmin...

VÍDEO: Kelly Slater quase atropela...

No ar mais um episódio do The Smith Brothers: neste, Kelly Slater quase atropela Koa...