Ribeira D’Ilhas, em Portugal recebe a quinta e antepenúltima etapa do Challenger Series, a divisão de acesso da WSL à elite do surf mundial, a partir desse sábado (01).
A prazo para a realização da etapa vai até 9 de outubro, e duas ondulações são esperadas no período. A janela deve abrir com ondas pequenas, mas para o segundo dia Portugal recebe ondas que podem beirar os 2 metros de altura. Na sequência as ondas devem perder força gradualmente, até que na sexta-feira (7/10) elas tendem a crescer e passar de 1,5 metro.
Challenger Series 2022 classificará dez vagas masculinas e cinco femininas para o CT 2023. Serão, ao todo, sete etapas, e os quatro melhores resultados de cada surfista formarão o ranking final.
Veja também
+ Quem é Luana Silva, o novo reforço da Brazilan Storm?
+ Estudo revela interações entre surfistas e tubarões
+ Mundial de Longboard 2022 será decidido em Malibu
O indonésio Rio Waida é o líder entre os homens, seguido do italiano Leonardo Fioravanti (2º), do havaiano Ezekiel Lau (3º), campeão do evento em 2021, e do australiano Ryan Callinan (4º). Os melhores brasileiros são Alejo Muniz (5º), João Chianca (11º) e Mateus Herdy (12º).
Entre as mulheres, a líder é a norte-americana Caitlin Simmers. A australiana Molly Picklum está em segundo lugar, e a também aussie, Macy Callaghan, em terceiro. A melhor brasileira é Luana Silva, campeã da prova em 2021. Ela ocupa a nona posição.
A primeira chamada para o CS de Portugal acontece no sábado (1/10), às 4h (de Brasília). Acesse o Waves e saiba como assistir ao vivo, além de ter acesso às principais informações sobre as disputas.
Mateus Navarro será o primeiro brasileiro a entrar na água, na bateria de abertura. Ele encara Ezekiel Lau (HAV), Luke Thompson (SAF) e Aritz Aranburu (ESP). A lista de baterias pode ser conferida AQUI.
O ranking atual do Challender Series pode ser conferido AQUI.