26 C
Papeete
domingo, 19 maio, 2024
26 C
Papeete
domingo, 19 maio, 2024

Mundial de Longboard 2022 será decidido em Malibu

A 3ª e última etapa do Mundial de Longboard 2022 da World Surf League (WSL) será mais uma vez realizada na onda mais tradicional da modalidade no mundo, em Malibu Beach, ao sul da Califórnia, Estados Unidos.

O Cuervo Classic Malibu Longboard Championship será realizado entre os dias 3 e 13 de outubro. A diferença é que a pontuação deste evento é o dobro das outras duas, com as vitórias valendo 10.000 pontos para os rankings que definirão os campeões mundiais e as vagas para o WSL Longboard Tour de 2023.

Havaianos lideram o ranking mundial de longboard 2022

Mundial de Longboard 2022
tricampeã mundial Honolua Blomfield pode conseguir um recorde histórico no Cuervo Classic Malibu Longboard Championship. Foto: Thomas Lodin/ World Surf League).

Os havaianos chegam a Malibu liderando o ranking mundial de longboard 2022, no masculino e feminino, acumulando vitórias nas duas etapas, disputadas em Sidney (Austrália) e em Huntington Beach (Estados Unidos).

A tricampeã mundial Honolua Blomfield pode conseguir um recorde histórico no Cuervo Classic Malibu Longboard Championship, se conquistar um quarto título na Califórnia. A carioca Chloé Calmon é a principal concorrente e busca um feito inédito também, de ser a primeira brasileira campeã mundial de longboard. Ela está em segundo lugar no ranking.

Veja também

+ WSL anuncia duas lideranças femininas no Longboard Tour

+ O dia em que o rei da Inglaterra surfou

+ Estudo revela interações entre surfistas e tubarões

Já na categoria masculina, o brasileiro mais bem colocado é Jefson Silva, em sexto lugar com 3.857 pontos. Está distante da disputa do título, pois o havaiano Kaniela Stewart lidera com 6.942 pontos, contra 6.575 do californiano Taylor Jensen e do australiano Harrison Roach, que dividem o segundo lugar. O bicampeão mundial Phil Rajzman também está longe de conseguir o terceiro título, pois está em 14º no ranking, com 2.375 pontos

Sobre Malibu

Mundial de Longboard 2022
Atualmente na vice-lierança do ranking mundial, Chloé Calmon tem um bom histórico em Malibu e pode roubar a cena. Thomas Lodin/World Surf League).

O First Point de Malibu, onde será realizado o evento, há muito tempo é considerado como a onda ideal para a prática do longboard, com suas direitas abrindo longas paredes até a beira do mar. O próprio nome é sinônimo da história e evolução da cultura do surfe na Califórnia, com ondas perfeitas para combinar as manobras tradicionais nos bicos dos pranchões, com abordagens mais atuais e progressivas.

A melhor direção do swell (ondulação) para Malibu é sul, ou sudoeste, geralmente criado por grandes tempestades no Hemisfério Sul. O mês de outubro é o mais indicado para a realização de competições nesta praia do sul da Califórnia.

Formato do Evento – O Cuervo Classic Malibu Longboard Championship será disputado por 18 homens e 18 mulheres e a competição terá seis fases. A primeira será formada por seis baterias com três atletas e os dois melhores em cada, avançam direto para as oitavas de final. Os últimos colocados terão uma nova chance na repescagem, que classificará mais quatro competidores para os duelos homem a homem das oitavas de final. A partir daí os vencedores seguem para as quartas de final, depois semifinais e para a grande final.

O ranking final do World Surf League Longboard Tour, computará os pontos dos dois melhores resultados de cada atleta, nas três etapas da temporada. Quem ficar em primeiro lugar nos rankings masculino e feminino, serão coroados como campeão e campeã mundial de 2022.

Transmissão ao vivo – O Cuervo Classic Malibu Longboard Championship será transmitido ao vivo da Califórnia pelo site da WSL, pelo canal da WSL no YouTube e pelo aplicativo da WSL. O evento será realizado com patrocínio da Jose Cuervo, O`Neill, Hydro Flask, Flying Embers, 805, Aviator Nation, Gibson, Turtle Bay e Boxed Water.

RANKINGS DO WSL LONGBOARD TOUR 2022 – (Após 2 etapas):

TOP-5 DA CATEGORIA FEMININA:

1ª: Honolua Blomfield (HAV) – 8.900 pontos

2ª: Chloé Calmon (BRA) – 6.182

3ª: Soleil Errico (EUA) – 5.324

3ª: Rachael Tilly (EUA) – 5.324

5ª: Kelis Kaleopaa (HAV) – 5.000

—–outras sul-americanas no ranking:

14ª: Maria Fernanda Reyes (PER) – 2.375 pontos

24ª: Jasmim Avelino (BRA) – 770

TOP-5 DA CATEGORIA MASCULINA:

1º: Kaniela Stewart (HAV) – 6.942 pontos

2º: Harrison Roach (AUS) – 6.575

2º: Taylor Jensen (EUA) – 6.575

4º: Ben Skinner (ING) – 5.475

5º: Declan Wyton (AUS) – 5.324

—–sul-americanos no ranking:

6º: Jefson Silva (BRA) – 3.857 pontos

10º: Lucas Garrido Lecca (PER) – 3.150

14º:  Phil Rajzman (BRA) – 2.375

19º: Piccolo Clemente (PER) – 1.575

19º: Augusto Olinto (BRA) – 1.575

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias