Publicidade:

Por que não levar conchas pra casa?

Por que não levar conchas do mar pra casa? À primeira vista, tirar esse elemento da praia para fazer artesanatos, decoração ou só ter uma lembrancinha em casa, parece ser legal.

No entanto, em um estudo desenvolvido durante 30 anos, pesquisadores comprovaram que ao retirar as conchas do seu habitat natural, ocorre uma interferência em um ciclo fundamental para o equilíbrio e saúde dos Oceanos e da Terra.

O Brasil está perdendo suas praias, entenda o motivo

O ciclo do carbonato de cálcio

A grande questão é que as conchas são compostas de carbonato de cálcio (CaCO3), uma substância essencial para a formação dos esqueletos, além de outras estruturas, de diversos seres vivos marinhos.

Ao produzir o lindo “escudo” natural, os moluscos contribuem para a manutenção do Ph da água do mar. Além disso, também ajudam na retirada do gás carbônico (CO2) da atmosfera.

“Eu só levo pra casa as conchas que estão vazias”, é um argumento comum que ouvimos das pessoas. No entanto, a função do carbonato de cálcio ainda segue no ciclo, independentemente de abrigar algum bichinho.

Quando os moluscos morrem, as conchas vão para o fundo do mar ou para as areias das praias. A partir daí, elas entram em processo de desmineralização, o que faz com que o CaCO3 seja devolvido ao ecossistema para ser usado por outros animais ou para ajudar a compor a própria areia da praia.

Isto é, trata-se de todo um ciclo fundamental para conter o aquecimento global.

Art Form: filme mostra o surf como ferramenta de criatividade e liberdade

Funções das conchas

As conchas têm a função de abrigar e proteger bichinhos (como moluscos e animais de corpo mole).

O carbonato de cálcio é um nutriente muito útil ao meio ambiente. Além de servir para promover a estabilidade do Oceano, também fornece materiais para ninhos de aves, substrato para as plantas marinhas e funciona como uma espécie de âncora para a fixação de algas, esponjas e outros microrganismos.

Com relação a teia alimentar, as conchas são esconderijos de peixes contra predadores e também a casa de caranguejos. Em áreas escassas das carapaças protetoras, esses bichinhos podem recorrer a latas, garrafas de plástico e outros lixos.

Legislação

Em diversos países, como França, Itália e algumas regiões dos Estados Unidos, tirar conchas com moluscos vivos é motivo para multa ou até prisão.

No Brasil, o site do Ministério do Meio Ambiente informa que é proibido pela Lei de Crime Ambiental o comércio e artesanato com corais (Art.33 da Lei nº 9605/98), com pena de um a três anos de detenção.

No entanto, com relação as conchas a pasta apenas orienta que não se deve coletar e levar pra casa, bem como não comprar peças de artesanatos feitas a partir desses elementos.

Não tire conchas, tire fotos!

Imagine se todas as pessoas quiserem levar uma única concha da praia pra casa. Certamente isso reduzirá a abundância delas na areias e, consequentemente, o desequilíbrio do meio ambiente.

Ao invés de tirar esse elemento do seu habitat, tire uma foto da paisagem e leve pra casa uma recordação!

Saiba mais sobre a pesquisa em The Guardian.

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias