Publicidade:

Publicidade:

Publicidade:

Os falsos alimentos saudáveis: você não vai acreditar nessa lista



Não é segredo que muitos dos alimentos “saudáveis” que forram o supermercado são na verdade junk foods disfarçados. São os chamados “falsos alimentos saudáveis”. Nós já estamos cientes de alguns (como o suco de frutas de caixinha e o iogurte com sabor), mas outros estão tão encobertos que provavelmente são produtos comuns em nossos carrinhos de compra.

No senso comum, eles podem ser considerados saudáveis, mas estão carregados de açúcar e outros ingredientes maliciosos.

+ 5 benefícios da acupuntura para o surf 

+ Vitamina D previne Covid? 

+ 8 sucos funcionais que melhoram a saúde

Mas quais alimentos são tão traiçoeiros que até os nutricionistas não chegam perto deles?

Nós conversamos com alguns experts para descobrir. Confira:

Pão integral

Bomba: o pão integral industrializado não é tão saudável quanto parece. O grão é altamente aquecido durante o processo de transformação da baga de trigo em farinha, o que remove as vitaminas naturais, os minerais e fitoquímicos que naturalmente seriam encontrados na farinha. Aí o pão recebe fibras adicionadas para compensar.

Para piorar, o típico pão de trigo integral comprado na loja tem até quatro vezes mais ingredientes do que o necessário para fazer pão, na tentativa de preservá-lo e de manter o frescor. Fazer a mudança para um pão de grãos germinados seria uma alternativa melhor, ou um pão artesanal de farinha integral menos processada. Ele contém nutrientes que são
mais fáceis de absorver e geralmente possui menos aditivos e conservantes.


Aveia instantânea e granola

A aveia é encorajada a fazer parte de um café da manhã equilibrado e nutritivo, graças ao seu elevado teor de fibras, como como a granola, acompanhamento que faz sucesso com iogurte e açaí. Mas nem todos os tipos de aveia e de granola são produzidos de forma similar. Elas podem ter alta adição de açúcar e sódio. Procure pelas variedades de farinha de aveia que listam o primeiro ingrediente como “aveia”, contêm menos de seis gramas de açúcar e menos de 140 miligramas de sódio por porção. Ou, escolha uma farinha de aveia mais rústica e faça sua própria mistura, usando canela, noz-moscada e frutas frescas, para um café da manhã repleto de fibras e sem extras nada saudáveis. Vale o mesmo para a granola.

Chips de vegetais fritos

Um chips frito é um chips frito — não importa se é de batata, de beterraba ou de inhame. O ingrediente nocivo não é (necessariamente) o tubérculo, mas as gorduras saturadas e trans usadas no processo de fritura. Além disso, a maioria dos chips de legumes tem batata listada como seu primeiro ingrediente e contém a mesma quantidade de calorias que as batatas fritas regulares. Tente fazer seus próprios chips de vegetais no forno ou na air frier, com couve, cenoura ou abobrinha — eles fornecem menos calorias, sódio e gordura, e são muito mais nutritivos.

Smoothies prontos

Eles usam com frequência suco de frutas ou leite integral como base, fazendo com que fiquem não somente com bastante calorias, mas também com altas taxas de açúcar e gordura, segundo Costa. Um smoothie industrializado de 500 ml pode variar de 200 a 1000 calorias, uma para 30 gramas de gordura, e 15 para 100 gramas de adição de açúcar. Ao invés disso, faça seus próprios smoothies, usando frutas congeladas e vegetais, leite desnatado, iogurte e whey protein.

Manteiga de amendoim com gordura reduzida

Se você está comprando manteiga de amendoim light com a intenção de perder peso ou melhorar a saúde do seu coração, economize esse dinheiro – não somente esse alimento contém aproximadamente a mesma quantidade de calorias da manteiga de amendoim normal, mas também é bombeado com adição de açúcar para substituir a falta de gordura.

Dispensar as gorduras monoinsaturadas “boas” que naturalmente são encontradas na manteiga de amendoim também pode significar perder importantes benefícios para a saúde. Uma pesquisa sugere que os indivíduos que incluem oleaginosas e manteiga de amendoim na dieta têm menos tendência a desenvolver diabetes tipo 2 e podem se proteger de doenças do coração. Procure por uma manteiga de amendoim natural com uma lista de ingredientes que não contenha adição de óleos, açúcar e gordura trans.

Carne vegetariana e vegana


Esses itens são muitas vezes preenchidos com um punhado de ingredientes questionáveis, como a proteína de soja processada, óleo de canola, corante e goma xantana, usada como estabilizante, espessante e emulsificante. Se você é vegetariana e quer confiar em refeições sem carne, escolha fontes de proteína como feijão, lentilhas, ovos, laticínios, soja fermentada, nozes e sementes. Além disso, seja cautelosa com os substitutos da carne industrializados e certifique-se de sempre verificar a lista de ingredientes reais.

+Notícias

Uma lista de alimentos anti-estresse

Diminuir o estresse com alimentação é possível. Por isso, preparamos uma lista de alimentos...

Gabriel Medina e Yasmin Brunet...

O bicampeão mundial Gabriel Medina teria se casado em sigilo com a modelo e Yasmin...

Relatório divulga mortes por tubarão...

Mordidas de tubarão acidentais mataram 10 pessoas em todo o mundo em 2020 e...

VÍDEO: Kelly Slater quase atropela...

No ar mais um episódio do The Smith Brothers: neste, Kelly Slater quase atropela Koa...