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quarta-feira, 28 fevereiro, 2024
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Os 10 passos para potencializar sua performance no surf

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A entrada do ano novo é sempre um bom momento para avaliar resultados obtidos e planejar novas metas.

Todo final de ano realizo com meus alunos e atletas um balanço geral, metas alcançadas, dores e lesões, sucessos e frustrações em relação a prática dos seus esportes e treinamento físico. Geralmente os alunos que mantém o foco no que foi planejado no início do ano e de cada ciclo de treinamento ou que mantiveram ao menos 85% da rotina de treinos ao longo da temporada, são os que atingem a maior taxa de sucesso.

Lembrando sempre que o treino regular e orientado é apenas uma das engrenagens que devem funcionar bem. Nutrição adequada, controle dos níveis de stress, e principalmente boas noites de sono fazem a diferença para que os resultados sejam consistentes. Além disso um calendário previsível ao longo das semanas ajuda muito a executar o planejamento e diminuir a ansiedade.

Para os surfistas que dependem da mãe natureza para mandar as ondulações, um fator relevante é o equilíbrio entre o surf e a preparação física. Quando as condições do mar estão boas o foco será o surf e para esses dias indico as estratégias de recovery e treinos mais leves ou regenerativos. Após esse período, a rotina de treinos volta a seguir o seu planejamento normal.

Conquistar condicionamento físico e manter a forma ao longo do ano exige um plano de treinamento anual bem elaborado que depende de alguns fatores fundamentais a serem observados e respeitados, minha missão é aumentar o nível de consciência do surfista sobre a necessidade de se manter em forma para explorar todo seu potencial e capacidade para surfar. O caminho para o sucesso depende disso.

Para um programa de treinamento físico específico para o surf elenco abaixo os pontos fundamentais e que são observados em minha academia em São Paulo, a Athlete Training Center.

  1. Analisar os ganhos e perdas do ano anterior para evitar novos erros e potencializar os acertos;
  2. Manter a rotina anual de check up médico com foco na promoção da saúde;
  3. Ter clareza dos objetivos que se deseja alcançar e definir prazos realistas para isso;
  4. Planejar seu calendário de treinamento em ciclos de 8 a 16 semanas, levando em consideração viagens de trabalho e lazer;
  5. Ter sempre um plano B para momentos em que estiver fora de sua base;
  6. Ter uma estrutura para treinamento funcional é sempre positivo e acelera os resultados a curto e médio prazo;
  7. Seu programa de treinamento deve contemplar o desenvolvimento de todas as habilidades físicas, Força, Velocidade, Resistência e devem ser construídas sobre um corpo móvel e estável;
  8. Construir a Força do Centro para as extremidades significa ter a região central do corpo, conhecido como “CORE” forte e resistente para proteger toda a estrutura corporal;
  9. Evoluir ao longo das semanas de forma planejada, isto é, primeiro conquistar um corpo equilibrado, com articulações móveis e fortes, com músculos capazes de produzir força por um certo tempo, em seguida evoluir para estratégias mais complexas que irão elevar o nível de performance a um outro patamar com treinamentos de potência e agilidade;
  10. Controlar volume e intensidade do treinamento são fundamentais para obter as melhores adaptações fisiológicas, metabólicas e funcionais do programa;

Com a vida corrida dos dias atuais é bem complicado manter uma rotina saudável e de ganhos consistentes ao longo do ano, e como falei no início de meu texto os resultados mais expressivos dependem da frequência aos treinos e cuidados com a saúde.

Portanto concluo minha colaboração reforçando os 10 pontos citados acima como um roteiro de sucesso para aumentar sua performance no surf e satisfação com a prática esportiva.

Aloha.

Allan Menache
Allan Menache
Graduado em Educação Física, faixa preta de jiu-jítsu e surfista fissurado, sem dúvida o que mais trouxe reconhecimento a Allan Menache foi seu trabalho como treinador do tricampeão mundial Gabriel Medina. Mas essa missão, que ele cumpre com muita dedicação, é apenas parte de uma rotina acelerada atuando em diferentes frentes da sua profissão. Allan é pioneiro na preparação física de surfistas profissionais no Brasil desde 2010 e sócio fundador da Athlete Training Center, em São Paulo. É também criador do método Athlete System, palestrante internacional, criador do programa digital Athlete Surf Performance, e do quadro “No Shape”, do canal Série ao Fundo no YouTube.

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