21.3 C
Hale‘iwa
terça-feira, 7 maio, 2024
21.3 C
Hale‘iwa
terça-feira, 7 maio, 2024

Os 10 passos para potencializar sua performance no surf

-

A entrada do ano novo é sempre um bom momento para avaliar resultados obtidos e planejar novas metas.

Todo final de ano realizo com meus alunos e atletas um balanço geral, metas alcançadas, dores e lesões, sucessos e frustrações em relação a prática dos seus esportes e treinamento físico. Geralmente os alunos que mantém o foco no que foi planejado no início do ano e de cada ciclo de treinamento ou que mantiveram ao menos 85% da rotina de treinos ao longo da temporada, são os que atingem a maior taxa de sucesso.

Lembrando sempre que o treino regular e orientado é apenas uma das engrenagens que devem funcionar bem. Nutrição adequada, controle dos níveis de stress, e principalmente boas noites de sono fazem a diferença para que os resultados sejam consistentes. Além disso um calendário previsível ao longo das semanas ajuda muito a executar o planejamento e diminuir a ansiedade.

Para os surfistas que dependem da mãe natureza para mandar as ondulações, um fator relevante é o equilíbrio entre o surf e a preparação física. Quando as condições do mar estão boas o foco será o surf e para esses dias indico as estratégias de recovery e treinos mais leves ou regenerativos. Após esse período, a rotina de treinos volta a seguir o seu planejamento normal.

Conquistar condicionamento físico e manter a forma ao longo do ano exige um plano de treinamento anual bem elaborado que depende de alguns fatores fundamentais a serem observados e respeitados, minha missão é aumentar o nível de consciência do surfista sobre a necessidade de se manter em forma para explorar todo seu potencial e capacidade para surfar. O caminho para o sucesso depende disso.

Para um programa de treinamento físico específico para o surf elenco abaixo os pontos fundamentais e que são observados em minha academia em São Paulo, a Athlete Training Center.

  1. Analisar os ganhos e perdas do ano anterior para evitar novos erros e potencializar os acertos;
  2. Manter a rotina anual de check up médico com foco na promoção da saúde;
  3. Ter clareza dos objetivos que se deseja alcançar e definir prazos realistas para isso;
  4. Planejar seu calendário de treinamento em ciclos de 8 a 16 semanas, levando em consideração viagens de trabalho e lazer;
  5. Ter sempre um plano B para momentos em que estiver fora de sua base;
  6. Ter uma estrutura para treinamento funcional é sempre positivo e acelera os resultados a curto e médio prazo;
  7. Seu programa de treinamento deve contemplar o desenvolvimento de todas as habilidades físicas, Força, Velocidade, Resistência e devem ser construídas sobre um corpo móvel e estável;
  8. Construir a Força do Centro para as extremidades significa ter a região central do corpo, conhecido como “CORE” forte e resistente para proteger toda a estrutura corporal;
  9. Evoluir ao longo das semanas de forma planejada, isto é, primeiro conquistar um corpo equilibrado, com articulações móveis e fortes, com músculos capazes de produzir força por um certo tempo, em seguida evoluir para estratégias mais complexas que irão elevar o nível de performance a um outro patamar com treinamentos de potência e agilidade;
  10. Controlar volume e intensidade do treinamento são fundamentais para obter as melhores adaptações fisiológicas, metabólicas e funcionais do programa;

Com a vida corrida dos dias atuais é bem complicado manter uma rotina saudável e de ganhos consistentes ao longo do ano, e como falei no início de meu texto os resultados mais expressivos dependem da frequência aos treinos e cuidados com a saúde.

Portanto concluo minha colaboração reforçando os 10 pontos citados acima como um roteiro de sucesso para aumentar sua performance no surf e satisfação com a prática esportiva.

Aloha.

Allan Menache
Allan Menache
Graduado em Educação Física, faixa preta de jiu-jítsu e surfista fissurado, sem dúvida o que mais trouxe reconhecimento a Allan Menache foi seu trabalho como treinador do tricampeão mundial Gabriel Medina. Mas essa missão, que ele cumpre com muita dedicação, é apenas parte de uma rotina acelerada atuando em diferentes frentes da sua profissão. Allan é pioneiro na preparação física de surfistas profissionais no Brasil desde 2010 e sócio fundador da Athlete Training Center, em São Paulo. É também criador do método Athlete System, palestrante internacional, criador do programa digital Athlete Surf Performance, e do quadro “No Shape”, do canal Série ao Fundo no YouTube.

Compartilhar essa Reportagem

Adrian Kojin

Alex Guaraná

Allan Menache

Edinho Leite

Jair Bortoleto

Janaina Pedroso

Kelly platônico

Luciano Meneghello

Phill Rajzman

Zé Eduardo

Thiago Consentine

Gabriel Davi Pierin

Jaine Viudes

O surf de base livre