Publicidade:

Publicidade:

Publicidade:

O que são alimentos com gordura boa?



Existe gordura boa? Esse é um alimento que realmente faz mal?

Assim como um grande vilão dos filmes, a gordura é vista como um alimento completamente maléfico e que costuma assombrar a saúde das pessoas.

Mas afinal, ela merece a fama que tem? De fato, o consumo desse nutriente em excesso pode trazer problemas para o organismo, mas isso não é diferente de qualquer outro alimento quando ingerido mais que o recomendado.

Então por que essa má fama? E, principalmente, existem alimentos com gordura boa?

Desconstruindo alguns mitos, a nutricionista Ellen D’arc, da Bio Mundo, explica os benefícios e as melhores formas de se incluir a boa gordura em uma dieta balanceada.

“O que poucos sabem é que os lipídios devem compor de 20 a 30% da nossa alimentação diária. O que vai impactar na qualidade dessa gordura, na realidade, é a origem dela”, explica.

Entendendo o que são alimentos com gordura boa

De antemão, é necessário entender que nem toda gordura é igual e elas se dividem em três grandes grupos: saturadas, trans e insaturadas.

A gordura saturada, presente em carnes gordas e manteiga, deve ser consumida moderadamente, visto que seu excesso aumenta o colesterol ruim (LDL), bem como as chances de doenças cardiovasculares.

Já a gordura trans é majoritariamente artificial, presente em alimentos industrializados como bolachas, sorvete e salgadinhos, e deve ser evitada.

Por fim, a insaturada é necessária para o bom funcionamento do corpo. Proveniente de castanhas, sementes, alguns tipos de peixe, vegetais, ela é popularmente conhecida como “gordura do bem”, capazes de reduzir os níveis de triglicérides e a possibilidade de infarto.

“Além disso, auxiliam na absorção de vitaminas lipossolúveis: A, D, E e K. Ao comer esses alimentos com gordura boa, mais energia é armazenada, protegendo os órgãos internos, liberando ácidos graxos, sais biliares e produzindo hormônios” enfatiza a nutricionista.

Alimentos com gordura boa, indicados pela nutricionista:

Café da manhã

Apesar de parecer improvável, é possível incluir as “gorduras do bem” logo no café da manhã através de alimentos como: abacate, iogurtes e linhaça.

Extremamente saudáveis e saborosos, podem ser combinados entre si e com outras comidas, possibilitando a criação de diversas receitas.

+ Surfista racha o capacete e é resgatado inconsciente em Pipeline
+ Quatro dicas para acalmar a mente

Almoço e jantar

Salmão, sardinha, trutas, azeite de oliva e carnes vermelhas magras podem compor o menu de refeições maiores.

“Uma outra dica é procurar não acrescentar outras gorduras no preparo desses alimentos.

Assados e grelhados são sempre uma boa pedida”, aconselha a nutricionista. Incremente sua salada com sementes de girassol e tempere com azeite de oliva extra virgem, vinagre de maçã e gotas de limão.

Deu fome de tarde?

E até como “snack” as gorduras insaturadas são as queridinhas dos nutricionistas.

Capazes de controlar a saciedade, são indicados para os intervalos entre as refeições alimentos como mix de castanhas: castanha-do-pará, castanha de caju, amêndoas, nozes, semente de girassol, de linhaça e até chia.

“Quando introduzida de maneira correta, as boas gorduras auxiliam até no processo de emagrecimento”, conclui a especialista.

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias

Pauline Menzcer, campeã mundial em...

Campeã mundial em 1993 e um dos temas do filme muito aguardado Girls Cant Surf,...

Canoas polinésias agitam orla do...

No último sábado (27) 47 equipes de canoa polinésia participaram da competição Leme ao...

“Quando parar de competir, terei...

Neste vídeo, Lucas Silveira, que está no Havaí, nos apresenta uma biquilha do shaper...

VÍDEO: Nathan Florence dá dicas...

Quem é que não quer dicas para remar melhor? Afinal, a remada é uma...