Talento de Saquarema e atual 71º no ranking do QS, João Chumbinho anuncia patrocínio de bico da Volcom: “muito feliz em fazer parte da família!”
Por Redação HC
João “Chumbinho” Chianca, uma dos talentos da nova geração brasileira, teve uma quinta-feira para comemorar: o bico da prancha, que era branco, agora tem um adesivo da Volcom. No Brasil, ele se junta ao time que conta com Marcelo Trekinho, o top do CT Yago Dora e o grommet paranaense Anuar Chiah.
João é irmão mais novo do Lucas Chumbo. Mas enquanto o primogênito se dedica às ondas gigantes e conquistou uma posição de respeito enquanto um dos maiores destaques da cena no mundo, o caçula segue o caminho das competições high-performance.
Nessa trilha, João acumula o terceiro lugar no mundial Pro Junior de 2017 e algumas vitórias de destaque, como o Heroes de Mayo Iquique Pro, etapa de 3mil pontos do QS disputada em maio deste ano norte do Chile. Com a conquista nas pesadas ondas do Atacama, ele está na 71ª posição no ranking de qualificação para o CT, ou seja: no momento, classificado para as próximas etapas de 10 mil pontos, as que realmente decidem que vai para a elite e quem fica na correria do QS.
Em comum com o irmão, João tem o talento para tubos — principalmente em mares grandes e indigestos. Chumbinho ganhou holofotes em escala mundial durante a etapa brasileira do CT, nos dias marcados pela chamada equivocada na competição. Enquanto os atletas disputavam baterias em um pico disforme e nebuloso no point de Itaúna, direitas ultratubulares fumegavam na Barrinha, a algumas centenas de metros dali.
Numa sessão recheada de nomes de peso do surf local e internacional, foi Chumbinho quem tirou o tubo mais impressionante: