O campeão mundial de ondas gigantes, Lucas “Chumbo” Chianca, é uma das atrações na abertura do SSXP – Super Surf Experience – Saquarema Pro apresentado pela Prefeitura de Saquarema.
Ele participa da segunda etapa do Circuito Profissional da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) realizada na sua cidade e venceu a sua primeira bateria na Praia da Vila.
Na segunda-feira, foi disputada a primeira das três fases de 24 baterias em que foram divididos os 176 participantes da categoria masculina. A segunda acontece nesta terça-feira, a partir das 7h00, ao vivo da Capital Nacional do Surf pelo cbsurf.org.br.
O campeão mundial, que vem colecionando títulos nas ondas gigantes de Nazaré, em Portugal, competiu na 16.a bateria da primeira fase, iniciada às 8h30 na ensolarada Praia da Vila.
Veja também:
+ Pelo pioneirismo, Santos recebe evento mundial de cultura oceânica
+ Barton Lynch: “WSL disse que não precisa de mim”
+ Gabriel Medina conta sobre seu novo negócio, Kauai Ventures
Lucas Chumbo derrotou dois talentos que estão iniciando suas carreiras de surfista profissional, o catarinense Patrick Plachi e o cearense Cauet Frazão, que há muitos anos mora na capital carioca.
Nesta terça-feira, ele enfrenta mais três surfistas da nova geração na 16.a bateria da segunda fase, o paulista Derek Souza e os catarinenses Leo Casal e Aminandes Pamplona.
Antes do surfista local da “Capital Nacional do Surf” estrear na Praia da Vila, o SSXP Saquarema Pro apresentado pela Prefeitura de Saquarema já havia começado com uma vitória do Rio de Janeiro.
O carioca Anderson da Silva, o Pikachu revelado nos projetos sociais do Arpoador Surf Club e do Favela Surf Club, ganhou a bateria que marcou o retorno do Super Surf, que por uma década realizou o Circuito Nacional Profissional mais rico do mundo na época. Por 11,56 pontos, derrotou o catarinense Luã da Silveira e o paulista Tamaê Bettero.
Logo na segunda bateria do dia, quem brilhou foi o paulista Fernando Junior, da Praia de Maresias. Ele fez as marcas a serem batidas no SSXP Saquarema Pro, com seu ataque de backside nas direitas da Praia da Vila. Com a nota 8,17 da sua melhor onda, totalizou imbatíveis 15,20 pontos na primeira fase.
O paraibano João Lira passou junto com ele, ganhando a briga pela outra vaga para a segunda fase do paulista Marcell Neves e do potiguar Johnatan Santos.
Rio de Janeiro x São Paulo
Quem chegou mais perto do recorde de pontos do Fernando Junior foi o carioca Vitor Ferreira, que mostrou a potência do seu backside nas direitas da Praia da Vila, atacando forte e acertando até um aéreo numa esquerda, para atingir 14,23 pontos.
Essa sexta bateria foi um confronto direto entre Rio de Janeiro e São Paulo, que terminou empatado, pois o paulista Fabricio Rocha avançou em segundo lugar, com o carioca José Eduardo sendo eliminado junto com Edy Amorim.
Ninguém ultrapassou os 15,20 pontos do paulista Fernando Junior, mas a nota 8,17 foi superada pelo gaúcho Ricardo Kjellin na 15.a bateria do dia. Na análise dos juízes, foi a melhor onda surfada na Praia da Vila na segunda-feira e recebeu nota 8,50. Com ela, ele derrotou o catarinense Leo Casal e o paulista Matheus Gomes por 13,93 pontos. Este novo recorde foi registrado na bateria que antecedeu a estreia do Lucas Chumbo Chianca.
No primeiro dia, os surfistas do Rio de Janeiro ganharam a maioria das 24 baterias da primeira fase do SSXP Saquarema Pro. Foram dez vitórias contra cinco dos competidores de São Paulo, três de Santa Catarina, duas do Ceará, duas do Rio Grande do Norte e duas do Rio Grande do Sul.
Entre os outros 24 que passaram em segundo lugar para enfrentar os pré-classificados que vão estrear na segunda fase, oito são também do Rio de Janeiro, quatro da Bahia, três de São Paulo, três de Santa Catarina, dois do Rio Grande do Norte, um do Paraná, um do Ceará, um da Paraíba e um de Pernambuco.
Resultados da segunda-feira do SSXP Saquarema Pro:
PRIMEIRA FASE – 3.o=145.o lugar (150 pts) e 4.o=169.o lugar (120 pts):
01: 1-Anderson da Silva (RJ), 2-Luã da Silveira (SC), 3-Tamaê Bettero (SP)
02: 1-Fernando Junior (SP), 2-João Lira (PB), 3-Johnatan Santos (RN), 4-Marcell Neves (SP)
03: 1-Pedro Amorim (RJ), 2-Igor Shibata (RJ), w.o-Edson de Pra (PR)
04: 1-Arthur Assis (RJ), 2-Lucas Ribas (RJ), 3-Juninho Malta (RJ)
05: 1-Matheus Souza (RJ), 2-Marcio Freitas (CE), 3-Brayner Silva (PE)
06: 1-Odarci Nonato (SP), 2-Erick Moraes (BA), 3-Rafael Pedreira (BA), 4-Carlos Junior (AL)
07: 1-Vitor Ferreira (RJ), 2-Fabricio Rocha (SP), 3-José Eduardo (RJ), 4-Edy Amorim (SP)
08: 1-Lucas Pires (RN), 2-Geovane Ferreira (SP), 3-Belo Lima (SE)
09: 1-Luy Gonzales (RS), 2-Daniel Costa (RN), 3-Claudio Freitas (RJ)
10: 1-Diego Rosa (SC), 2-Vitor Gabriel (BA), w.o-Eric Bahia (SP)
11: 1-Emanoel Lima (RN), 2-Leonardo Silva (RN), 3-Claudio Stanisci (SP), w.o-Tanio Barreto (AL)
12: 1-Guilherme Fernandes (SP), 2-Rafael Guimarães (RJ), 3-Lucas Bezerra (CE)
13: 1-Eduardo Barrionuevo (SP), 2-Felix Martins (BA), w.o-Lukas Camargo (PR)
14: 1-Walley Guimarães (SC), 2-Ricardo Silva (SP), 3-Gabriel Debatim (PR), w.o-Marcus Cintra (CE)
15: 1-Ricardo Kjellin (RS), 2-Leo Casal (SC), 3-Matheus Gomes (SP)
16: 1-Lucas Chianca (RJ), 2-Patrick Plachi (SC), 3-Cauet Frazão (RJ)
17: 1-Guilherme Lemos (CE), 2-Yan Sondahl (RJ), 3-Willyam Feiden (AL)
18: 1-Jannifer de Souza (CE), 2-Valentin Neves (RJ), 3-Adauto Neto (RN), 4-Luan Medeiros (RN)
19: 1-Rickson Falcão (RJ), 2-Yasser Chiah (PR), 3-Henrique Liberato (SP), 4-Hugo Netto (RJ)
20: 1-Pedro Miguel (SP), 2-Leandro Bastos (RJ), 3-Lucas Santos (SP)
21: 1-Caio Knappi (RJ), 2-Alan Donato (PE), 3-Gabriel Paiva (BA)
22: 1-Heitor Rocha (SC), 2-Kalany Ratto (RJ), 3-Namor Cayres (BA), 4-José Russo (CE)
23: 1-Daniel Templar (RJ), 2-Luiz Henrique Lira (RJ), 3-Douglas Noronha (SP), 4-Raphael Reis (RJ)
24: 1-Vicente Ferreira (RJ), 2-Giovani Reis (RS), 3-Elson Vieira (BA)