21.9 C
Hale‘iwa
domingo, 5 maio, 2024
21.9 C
Hale‘iwa
domingo, 5 maio, 2024

Laje da Jagua é oficialmente a Capital Nacional da Maior Onda do Brasil

A Laje da Jagua acaba de receber o título oficial de Capital Nacional da Maior Onda do Brasil.

Na tarde da quarta-feira, 24/5, foi aprovada na Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados, este Projeto de Lei nº 1960/2022, com relatoria do deputado Federal, Daniel Freitas e autoria da ex-deputada Federal, Angela Amin, que concede à Laje da Jagua o título de Capital Nacional da Maior Onda do Brasil.

Veja também:
+ Bombas de maio na Laje da Jagua
+ Italo Ferreira desce a ladeira da Laje da Jagua

Para o deputado Daniel Freitas, o título atrairá grandes campeonatos para Jaguaruna, e assim irá fomentar a economia local.

“O Brasil é o país de vários esportes. Do futebol, é claro, do vôlei, do skate, da ginástica e, do surfe. Inclusive hoje já somos referência nesse esporte, com nossos grandes campeões mundiais como Gabriel Medina, Ítalo Ferreira e Filipe Toledo. Eu sou de Santa Catarina, sou surfista desde criança e me sinto um privilegiado por ter tido fácil acesso às famosas ondas desse estado maravilhoso que é Santa Catarina”, pontua Freitas ao portallitoralsul.com.br.

“Após mais de 20 anos de trabalho, finalmente a Laje da Jagua está tendo o reconhecimento que sempre mereceu”, comemora Thiago ‘Jacaré’, Presidente da Associação de Tow-in de Jaguaruna (ATOW-INJ) e membro da equipe ‘Jagua Boys’.

A ‘Laje da Jagua’ é uma bancada de pedras a aproximadamente 5km da costa de Jaguaruna, litoral sul de Santa Catarina.

Lá, a ondulação vagando a uma profundidade de aproximadamente 40 metros encontra rapidamente uma bancada de pedras com 2 metros de profundidade e acabam formando perfeitas ondas gigantes, abrindo para os dois lados.

O portallitoralsul.com.br escreve que a onda da Laje da Jagua foi objeto de detalhado estudo científico que comprovou o que muitos surfistas de ondas grandes apontavam: que até o momento, esta é a maior onda do Brasil, com ondas que chegam a bater 15 metros de altura.

União que faz a força

Fundada em 2003, sob comando do lendário big rider Zeca Scheffer, a ATOW-INJ somou forças nos últimos anos aos membros do movimento Big Waves Brasil (BWB) para organizar, desenvolver e consolidar o trabalho na ‘Laje da Jagua’, e esta união tem dado resultado.

Um dos tantos projetos era o de provar e gerar o reconhecimento de que a ‘Laje da Jagua’ era de fato a maior onda do Brasil. A ATOW-INJ e a BWB buscaram então apoio político local junto ao Vereador de Jaguaruna Rogemar Pereira de Souza e ao político lagunense Preto Crippa para entender melhor como funcionava o trâmite para a conquista de um Título Nacional oficial.

Com base na orientação recebida, a ATOW-INJ e a BWB elaboraram um documento com um apanhado de matérias de imprensa falando sobre a ‘Laje da Jagua’ e com relatos dos mais importantes atletas de Surf de Ondas Grandes do Brasil, com o objetivo de municiar Preto Crippa para conduzir este processo junto aos parceiros políticos nos quais ele mais confiava, foi então que surgiu o nome da Deputada Federal Ângela Amin, que apresentou a proposta aos demais colegas e elaborou um Projeto de Lei para pleitear pelo Título.

O pedido de homologação foi feito em maio de 2021, pela Big Waves Brasil, uma entidade que trabalha com eventos de surf em ondas grades, e foi enviado a Brasília para análise.

Esse pedido aconteceu em maio de 2021. Em setembro, Brasília retornou com o pedido de um laudo técnico, pois muitas cidades litorâneas brasileiras também possuem grandes ondas, mas nenhuma comparada à daqui, sem dúvidas”, disse Thiago Nunes, o Jacaré, da equipe de surfe Jagua Boys, de Jaguaruna, ao portal HC Notícias.

Através do aval positivo da prefeitura de Jaguaruna, o oceanógrafo do Rio de Janeiro, Douglas Nemes, foi contratado e iniciou as medições.

“Em registro, já foram surfadas ondas de 13, 5 metros na Laje da Jagua”, o que, de acordo com Jacaré, basta para conferir o título à cidade.

No entanto, segundo o fotógrafo e jornalista Luis Reis, já foram vistas ondas de até 17 metros de altura no pico.

Acompanhe as atualizações aqui na HARDCORE.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias