Os Grandes Lagos são um conjunto de cinco lagos de água doce situados na América do Norte, entre o Canadá e os Estados Unidos, onde está localizado o Lago Superior, um dos maiores do mundo. Tão grande que possibilita a formação ondas, tal qual acontece em mares e oceanos.
Contudo, o Lago Superior não é exatamente uma “Meca do Surf”, ainda que faça a cabeça de muitos surfistas do interior dos EUA que, mesmo a centenas de quilômetros de distância do mar, conseguem surfar ondas em água doce.
Esse fato alimenta muita curiosidade e histórias sobre “dias épicos” de surf no Lago Superior, ainda que a grande maioria das fotos do pico revelem ondas pequenas, mexidas e geladas.
Veja também:
+ Julian Wilson reaparece surfando de biquilha
+ Lee-Ann Curren lança ‘Cadavre Exquis’
+ LayBack Pro: Nova geração do surf brasileiro chega na frente
No entanto, a comunidade de surfistas da região é enorme e, certamente, uma das mais entusiasmadas do mundo.
Em 2016, o freesurfer Alex Gray recebeu um convite de um grupo de surfistas de Minnesota para conhecer as ondas do lago.
A princípio, ele não estava muito empolgado, mas o apelo de surfar ondas em um lago de água doce não podia ser descartado e ele aceitou o convite.
Sem muitas expectativas ele percorreu os picos da região até que teve uma tremenda surpresa.
Avistei uma onda real, com bom tamanho e ótima formação. Parecia uma onda recife”, diz o californiano. “E então me lembrei, oh sim, estamos em um lago!”
Será essa a melhor onda de água doce do mundo? Assista ao vídeo e tire suas conclusões!