26 C
Papeete
segunda-feira, 15 julho, 2024
26 C
Papeete
segunda-feira, 15 julho, 2024

Hizunomê Bettero ganha segunda nota 10 do SSXP Saquarema Pro

Na última sexta-feira (8), o SSXP Saquarema Pro teve mais um dia de muito tubo em ondas de 3 a 5 pés. O mais espetacular foi o do Hizunomê Bettero, que ganhou a segunda nota 10 do Circuito Profissional da CBSurf.

Veja também:
+ Red Bull Big Wave Awards 2022 divulga lista de vencedores
“Embaixadores da Costa” irão organizar o crowd em Biarritz
Ainda vale a pena surfar em Malibu?

O primeiro tubaço da sexta-feira foi surfado por Marcos Correa, logo na segunda bateria do dia, que valeu nota 8,67. Na disputa seguinte, outro paulista, o que ganhou a primeira nota 10 do SSXP Saquarema Pro, Odarci Nonato, pegou outro canudo de backside impressionante, que recebeu 9,17 dos juízes. Sete baterias depois, Hizunomê Bettero entrou numa onda atrás da pedra, mandou um rasgadão e já botou pra dentro, sumindo dentro do tubo e ressurgindo para ganhar o segundo 10 da temporada 2022 do Circuito Brasileiro Profissional da CBSurf.

O surfista de Ubatuba está na briga direta pela liderança no ranking brasileiro da CBSurf. Hizunomê ficou em quinto lugar na primeira etapa e os quatro melhores em Alagoas, já perderam em Saquarema. O primeiro a cair foi o vice-líder, Messias Felix (CE), na sua estreia na Praia da Vila. Na sexta-feira, perderam o líder Mateus Sena (RN) e os semifinalistas em Maceió, Alex Ribeiro (SP) e Samuel Igo (PB), que dividiam o terceiro lugar no ranking.

Liderança do ranking

Com a classificação para as oitavas de final do SSXP Saquarema Pro, Hizunomê Bettero e o baiano Yagê Araujo, que também perdeu nas quartas de final em Maceió (AL), já tiraram a terceira posição do paulista Alex Ribeiro e do paraibano Samuel Igo. Mas, para ultrapassar os 11.800 pontos que Mateus Sena ficou no ranking, Hizunomê e Yagê têm que chegar na grande final na Praia da Vila.

Outros três surfistas têm chances, mas só se vencer esta segunda etapa do Circuito CBSurf Pro no domingo, o cearense Cauã Costa e os potiguares Alan Jhones e Deyvson Santos. O surfista criado nas direitas de Baía Formosa, Alan Jhones, ganhou a primeira batalha por vagas para as oitavas de final na sexta-feira. Ele fez uma boa escolha de ondas para mostrar o seu surfe e somar notas 7,50 e 7,40. Mas, a vitória chegou a ser ameaçada no final, pelo carioca Vitor Ferreira, que passou em segundo lugar, eliminando o catarinense Caetano Vargas.

Invictos do dia

Foto: Pablo Jacinto / CBSurf)

Outro concorrente pelo primeiro lugar no ranking da CBSurf em Saquarema, o cearense Cauã Costa, foi um dos quatro únicos surfistas que venceram as duas baterias que disputaram no mar da sexta-feira na Praia da Vila. Os outros são os paulistas Marcos Correa e Gabriel André e o catarinense Leo Casal. A segunda vitória de Cauã Costa foi sobre o novo recordista absoluto do SSXP Saquarema Pro, Hizunomê Bettero.

A performance de Lucas Chumbo

Hizunomê Bettero avançou em segundo lugar nessa bateria, mas foi por pouco, porque Daniel Adisaka quase consegue a classificação no último minuto. A diferença entre os dois ficou em 11,77 a 11,47 pontos. Antes da segunda apresentação do nota 10 do dia, aconteceu uma das melhores baterias da sexta-feira. O campeão mundial de ondas gigantes, Lucas Chumbo Chianca, criado nas ondas da Praia da Vila, atacou forte uma esquerda com duas pancadas de frontside que valeram nota 9,00.

Lucas Chumbo voa na Praia da Vila – Foto: Pablo Jacinto / CBSurf

O bicampeão brasileiro Krystian Kymerson já havia começado bem a bateria com nota 8,33. Depois, pegou uma esquerda que formou a rampa para ele voar, fazer o giro no ar, aterrissar já emendando uma rasgada e fechando a onda com outro aéreo. Os juízes deram 7,60 para ele totalizar 15,93 pontos. Lucas Chumbo também arriscou os aéreos e somou um 7,00, para vencer por 16,00 pontos. Foi a terceira maior somatória do dia, abaixo apenas dos 17,17 do recordista Hizunomê Bettero e os 16,16 de outro paulista, Gabriel André.

Oitavas de final

As oitavas de final vão abrir o sábado, que promete ser mais um dia de altas ondas na Praia da Vila. O primeiro duelo homem a homem do dia, será entre o potiguar Alan Jhones e o pernambucano Paulo Moura, vice-presidente da nova diretoria da CBSurf.

Na segunda batalha por vaga nas quartas de final, Marcos Correa (SP) enfrenta Vitor Ferreira (RJ). Depois, tem Gabriel André (SP) contra Deyvson Santos (RN), Yagê Araujo (BA) contra João Ferreira (SP), Krystian Kymerson (ES) contra Leo Casal (SC), o local da Praia da Vila, Lucas Chumbo Chianca (RJ), contra Luiz Mendes (SC), Cauã Costa (CE) contra Daniel Templar (RJ) e um duelo paulista entre Hizunomê Bettero e Cauã Gonçalves fecha as oitavas de final.

O evento está sendo transmitido ao vivo pelo YouTube do SuperSurf XP e pelo https://cbsurf.org.br/

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias