Publicidade:

Guia Hardcore: como escolher a parafina ideal

Utilizada pela maioria dos surfistas como solução para manter a aderência na prancha, a parafina é um dos acessórios mais icônicos do surf.

O tipo mais comum de parafina é derivado do petróleo e, portanto, poluente. Porém, as chamadas “parafinas ecológicas”, feitas a partir de cera vegetal ou cera de abelha, estão ganhando cada vez mais espaço e não são poucos os que acreditam que a parafina derivada de petróleo está com os dias contados.

Além de garantir aderência e repelirem a água, as parafinas possuem propriedades termoplásticas, ou seja, amolecem sob ação do calor ou endurecem sob ação do frio. Essa característica é muito importante na escolha da parafina ideal para o tipo de água onde se vai surfar.

Sendo assim, uma parafina que se enrijece mais facilmente com o frio, é ideal para águas quentes, e vice-versa, já a maleabilidade desse produto, ajuda na aderência.

Veja também:

+ Como escolher o leash de prancha ideal

+ Dicas para fortalecer a musculatura para o surf

+ Quero reanimar um afogado. E agora?

Por exemplo, se você usar uma parafina para água quente na água gelada, vai fazer com que ela endureça e perca a sua função. E do contrário, usar uma parafina para água gelada num local com água quente, vai fazer com que ela derreta muito rápido.

Dessa forma, existem parafinas com composições específicas para cada temperatura da água. Baseado nisso, existem os seguintes tipos de parafina:

  • água quente: para quando a temperatura da água for maior 24C;
  • água morna: para quando a temperatura da água estiver entre 19 a 23C;
  • água fria: para quando a temperatura da água estiver entre 10 a 15C;
  • água gelada: para quando a temperatura da água estiver abaixo dos 14C;

Aplicando a parafina

Tendo em mente qual o tipo de parafina você deve utilizar, resta decidir de que forma irá aplicar o produto na prancha.

Há aqueles que preferem passar parafina por quase toda a superfície da prancha, notadamente os surfistas de longboard, pois ao caminhar até o bico da prancha, precisam encontrar aderência em toda área onde poderão colocar os pés.

Há, também, aqueles que combinam o uso de parafina com os anti-derrapantes de borracha, mais comumente utilizados na parte de trás da prancha. Nesse caso, a aplicação é somente na parte da frente, onde o pé normalmente fica encaixado.

Uma boa dica, principalmente para quem está iniciando no surf, é passar parafina em aproximadamente até um pouco depois da altura onde você encaixa o tórax quando está deitado remando.

Recomenda-se aplicar o produto sempre antes de entrar na água para uma sessão de surf e remover toda a parafina velha assim que a antiga terminar.

Lembre-se, por se tratar de um produto derivado de petróleo, seu descarte deve ser consciente e nunca diretamente na natureza.

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias