26 C
Papeete
quinta-feira, 23 maio, 2024
26 C
Papeete
quinta-feira, 23 maio, 2024

Dicas para fortalecer a musculatura para o surf

Quer surfar mais e melhor? Fortalecer a musculatura para o surf é tarefa que requer dedicação e planejamento, associados à exercícios de qualidade. A seguir, confira três dicas que preparamos para você:

Leia: 
+ 20 minutos de Teahupo’o Psycho com Nathan Florence

Surfe mais 

Um equívoco comum dos surfistas profissionais ou amadores é focar-se apenas em exercícios de fortalecimento na academia, em vez de procurarem um treinador de surf profissional. Desenvolver a força com exercícios específicos para surf na academia é importante, mas o surf é um esporte aquático que requer movimentos rápidos, dinâmicos e explosivos em uma onda, acompanhados por remadas que requerem resistência. Isto significa que é necessário treinar estes movimentos na praia e em contato com a água, naturalmente.

Os músculos envolvidos no surf fortalecem-se melhor com a prática do surf; outras atividades ajudam, sem dúvida, mas é nos movimentos que se executam surfando que melhor se desenvolve a força funcional, que é o que se pretende. Por isso, quando houver ondas, surfe. A segunda melhor opção é nadar.

Use o peso do corpo ao seu favor

Treine com peso do próprio corpo. Existem muitos músculos mais pequenos em redor das articulações, que ajudam na estabilização e na assistência aos músculos principais, e mantêm a postura. É imperativo que estes músculos sejam fortalecidos através de movimentos com o próprio peso corporal que desafiem o sistema nervoso específico para o surf.

Ao surfar, você usa seu corpo por inteiro. Nos exercícios com peso do próprio corpo, você mantém o equilíbrio e melhora a flexibilidade ao mesmo tempo. Elevações, flexões, ioga, pilates, boxe, pranchas de estabilidade para os tornozelos, são alguns dos métodos usados por treinadores de surf profissionais por envolvem todo o corpo em diferentes tipos de movimentos. Exercícios específicos para surf que fortalecem todo o corpo são mais benéficos do que o treino de força por si só.

Ganhe força com ritmo

Outro aspecto a considerar é a adequação do treino às condições específicas do mar que vão enfrentar. Alguns locais são rápidos e explosivos, outros mais ‘pausados’ e com tempo para respirar. Em ocasiões é necessário reações mais explosivas; noutras, longas remadas e correntes complicadas. Um treinador de surf usa treinos específicos para as diferentes condições, por isso é importante levar esses fatores em consideração.

No fundo, é importante lembrar que você não quer ganhar ‘tamanho’ e sim força, explosão e resistência. Lembre-se de sempre contar com auxílio de um profissional habilitado para os exercícios.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias