Publicidade:

Gerry Lopez tem algo a falar sobre ondas. Assista à sua visão de zen master

Gerry Lopez quer falar algo sobre ondas.

E nós, que atravessamos a 2020 como uma arrebentação com canal fechando em Mavericks, mas seguimos firme mesmo passando aquelas duas lá em cima submersos, somos todos ouvidos às palavras deste que pode ser considerada a verdadeira epítome de um zen master, Gerry Lopez.

+ Lopez testa as esquerdas do The Ranch de Slater pela primeira vez
+ Gerry Lopez reencontra Uluwatu

No vídeo abaixo (do Nathan Myers) você assiste a Lopez compartilhando lições de vida essenciais do surfista.

Solta o play para ouvir e confira também a nossa tradução adaptada abaixo do vídeo.



Ondas são desafiadoras de serem percorridas.

No processo de aprender essa atividade exigente e geralmente descompromissada, nós podemos descobrir algo extremamente profundo.

E, se há mais dificuldade em ver essa força por meio dessa perspectiva,

Com o tempo,

Nós vemos, nessa experiência do surf,

Que há várias parábolas interessantes sobre a vida.

Então, enquanto as ondas da vida pareçam, e são, de fato, mais difíceis de serem surfadas,

Quando aplicamos essas lições no surf, nós às vezes podemos sentir, metafóricamente falando, que está mais fácil remar e ficar na corrente, que nos leva suavemente para as fechadeiras da vida cotidiana, e assim talvez até ganhemos o outside com o cabelo seco.

Então tenho estudado e praticado yoga há um tempo, e descobri que o estado de Samadhi, ou consciência iluminada, pode ser obtido por meio de muita prática dedicada de meditação profunda e focada.

Surfo há bastante tempo também, e acredito que o foco necessário para surfar com sucesso é também o foco de alcançar um estado de meditação profunda.

Então, talvez estejamos diante do fato de que estamos imersos em algo muito mais profundo do que pensamos inicialmente quando decidimos que o surf seria nossa vida.

Então as ondas da vida são difíceis e perigosas de surfar, mas, são ondas, ondas que precisamos surfar, só nós, ninguém pode surfar por nós.

Nessas ondas, encontramos séries maiores de dúvidas, recifes rasos de culpa, fechadeiras de medo. Com as correntes sem fim e as alternâncias de marés, nós facilmente e comumente nos perdemos do nosso caminho, sabe, e a nossa prancha também; eu quero dizer que ela pode te dar uma ferroada, pode engolir água e perder as lâminas, e frequentemente e não surpreendentemente, quando menos esperamos e geralmente quando precisamos mais.

E se nada disso resultar para o desenvolvimento de um estado de mente de paz e felicidade, precisamos disso para ficar nas ondas, aonde encontramos equilíbrio e direção; manter os pés na prancha, ficar à frente da espuma branca, sabe, estou falando metaforicamente, acho que vocês entenderam, mas, o surf e o yoga nos ensinam sobre viver uma vida em harmonia com a natureza, o simples ato de respirar se torna a fundação da nossa prática de surf e yoga.

Para muitos de nós, toda vez que remamos, ou vamos ao mat, talvez seja a única hora em que respiramos corretamente. Nós nascemos sabendo como respirar adequadamente, mas, no longo do caminho, nos esquecemos. Sabe, aquela respiração pela boca, rápida e irregular, tira o ritmo da respiracão suave rítmica profunda pelo nariz. Quando nós respiramos corretamente e nos concentramos na respiração, nós ganhamos consciência de um senso de mindfullness. Daí a gente começa a entender o valor de estar no momento presente. Mindful awareness e estar presente são sobre prestar atenção.

Nosso mundo está repleto de distrações. É fácil perder o foco, concentrar e se focar é difícil.

Grande parte da atenção é ser capaz de estar presente no momento.

No entanto, facilmente voltamos ao passado, a nostalgia nos faz tristes, ou nos preocupamos com o futuro porque estamos ansiosos demais no presente. Esse momento é tudo o que temos.

Então se vivemos em recordações e antecipações, temos uma visão bem menos clara do presente, ficar presente é mesmo uma excelente intenção de viver completamente o presente. Se você fizer isso, está indo bem.”


Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias