29 C
Papeete
sexta-feira, 14 junho, 2024
29 C
Papeete
sexta-feira, 14 junho, 2024

Furacão Lane causa primeiros danos no Havaí: ‘Preparem-se para o pior’

O furacão Lane perdeu força e passou a ser classificado como de nível 3, mas ainda assim causou seus primeiros estragos no Havaí nesta quinta (23). A tempestade chegou a atingir o nível 5 na quarta, e mesmo com intensidade reduzida e sem passar diretamente pelo local, trouxe ventos de até 215 quilômetros por hora e 305 milímetros de chuva, resultando em alagamentos, deslizamentos de terra e no bloqueio de estradas.

Os principais riscos são de enchentes de longa duração e queda no sistema de distribuição de energia elétrica por período indeterminado.

Veja também: Havaí volta atrás e cede a demandas da WSL

Autoridades não estão seguras da rota que o furacão seguirá. O maior temor é que chegue a Oahu, ilha mais populosa, com quase um milhão de habitantes, e onde fica a capital Honolulu. Segundo o impresso Star Advertiser, a mensagem das autoridades foi clara: preparem-se para o pior.

Na quinta, foi recomendado a moradores de todas as ilhas do Havaí que buscassem mantimentos para vários dias seguidos dentro de casa. A sensação é medo, mas também de trabalhar para evitar o pior.

“Falhar em preparar-se é preparar-se para falhar. Esteja a salvo, meu amigo”, escreveu o surfista profissional Sabastian Zietz, morador do Kauai, ilha do arquipélago que foi castigada por fortes chuvas no início do verão no hemisfério Norte.

A maioria dos serviços foi fechada em Oahu já na quinta, e os trabalhadores de serviços não-essenciais receberam folga. Os fortes vendo geraram ondas grandes no sul da ilha, mas as condições estão longe das ideais. Nesta sexta, o mar deve subir ainda mais, mas com forte vento maral e período curto. As orientações são para que não se entre no mar.

Failing to prepare is Preparing to fail! Last update has it at a category 5 ? be safe my friend!!

Uma publicação compartilhada por Sebastian Zietz (@seabassz) em

Veja também

Igor Roichman Gouveia: Micos e palhaçadas da WSL precisam acabar

Texto: Redação HC
Imagem: reprodução/Headline News

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias