Um dos nutrientes mais populares do mundo é a fibra. Afinal, além de regular o intestino, ela também está muito ligada com a perda de peso.
Mas, infelizmente, a maioria de nós não consome a quantidade ideal de fibras por dia, e sequer sabe quantas fibras por dia é preciso comer.
Garantir o número ideal desse nutriente em alimentos integrais (e não em suplementos) ajuda você a se manter satisfeito por mais tempo, já que a digestão da fibra é mais lenta do que a dos carboidratos simples.
E quanto mais cheio e satisfeito você se sente após fazer uma refeição rica em fibras, menos tentadores ficam os cookies e os brigadeiros.
Além disso, essa parte essencial da sua dieta mantém seu sistema digestivo funcionando. E idas regulares ao banheiro significam não se sentir inchado ou constipado.
Outro bônus que vem com o pacote da fibra em sua dieta, é que alimentos que ajudam na perda de peso, como frutas, vegetais e grãos integrais são repletos do nutriente.
Então, ao ter como meta bater sua quantidade diária de fibras, ao invés de contar calorias, você vai fazer melhores escolhas de alimentos.
E já que botar para dentro uma dúzia de maçãs bater sua meta de fibras não é tão apetitoso, espalhe o nutriente em todas as refeições do dia.
A quantidade ideal
Todas as suas refeições deveriam incluir pelo menos oito gramas de fibras.
Para consumir 30 gramas por dia, coma uma pera média no lanche ou meio abacate – cada um tem cerca de seis gramas de fibras.
+ Mulher surfista? Confira dicas para a saúde íntima no Verão
+ Os pilares de uma boa saúde: surf, nutrição e imunidade
+ 10 lanches para o pós-surf
Pensando em alcançar sua meta em cada refeição, comece o dia com aveia, que tem quatro gramas por xícara, quinoa (cinco gramas por xícara), e cereal matinal (oito gramas por ¼ de xícara) em seu cardápio.
Assim, aumentando ainda mais o consumo, coma mix de semente de chia (10 gramas por 28 gramas) e grão de bico (cerca de nove gramas por ¼ de xícara).
Nas refeições principais, você pode aumentar a dose caprichando na salada e vegetais crus, mas o feijão contribui com 7,5 gramas a cada xícara.
Lentilha, grão-de-bico e favas têm altas proporções também.
Para ajudar seu corpo a processar tanta fibra, não esqueça de caprichar na ingestão de água.