22.7 C
Hale‘iwa
domingo, 28 abril, 2024
22.7 C
Hale‘iwa
domingo, 28 abril, 2024

Explorador milionário encontra o naufrágio mais profundo do mundo

Foi encontrado, em 22 de junho, o naufrágio mais profundo do mundo já descoberto. Trata-se de uma escolta de destróier de 306 pés, chamada USS Samuel B. Roberts – também conhecido como Sammy B, que est, no Mar das Filipinas.

O navio afundou em outubro de 1944, durante a Batalha do Golfo de Leyte – ou Batalha de Samar, uma das maiores batalhas navais da história. Uma flotilha da Marinha Imperial Japonesa provou ser a ruína final do Samuel B. Roberts.

>>> Maior swell do ano previsto para Indonésia neste sábado, 2/6

O naufrágio foi descoberto por Victor Vescovo, um explorador milionário. Vescovo, juntamente com um especialista em sonar chamado Jeremie Morizet, conhecia a área geral onde o navio naufragou, mas até agora, seu paradeiro exato permaneceu perdido no mar profundo. Oitenta e nove almas afundaram com o navio.

>>> Naufrágio de ‘Titanic brasileiro’ ainda intriga mergulhadores em Ilhabela

Vescovo e uma equipe da EYOS Expeditions usaram veículos submersíveis e navios que disparam sonares até o fundo do mar para encontrá-lo. Ao longo de seis mergulhos de 17 a 24 de junho, eles conseguiram localizar os destroços. O Sammy B tinha um conjunto único de tubos de torpedo que permitia à tripulação identificá-lo positivamente. O primeiro indício veio em 18 de junho e, durante os mergulhos seguintes, a tripulação conseguiu encontrar todo o naufrágio, que se partiu em dois pedaços durante a queda.

Antes do Sammy B, o naufrágio mais profundo do mundo já encontrado foi o USS Johnston, que também foi descoberto por Vescovo a 1.398 pés.

“Foi uma honra extraordinária localizar este navio incrivelmente famoso e, ao fazê-lo, ter a chance de recontar sua história de heroísmo e dever para aqueles que podem não saber do navio e do sacrifício de sua tripulação”, disse Vescovo em comunicado enviado à IFLScience. “Sempre fico admirado com a extraordinária bravura daqueles que lutaram nesta batalha contra adversidades verdadeiramente esmagadoras – e venceram.”

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias