19.7 C
Suva
quarta-feira, 18 setembro, 2024
19.7 C
Suva
quarta-feira, 18 setembro, 2024

Etapa em Saquarema é a grande novidade do WSL Challenger Series 2022

A World Surf League anunciou hoje o calendário atualizado do Challenger Series (CS) 2022. As disputas para a classificação no Championship Tour (CT) contam com oito etapas que passam por seis países. A grande novidade do CS é o Saquarema Pro, confirmado para os dias 1 a 8 de novembro na Praia de Itaúna. Dessa forma, o pico será o primeiro e único no mundo, a sediar etapas do CT e do CS na mesma temporada.

Veja também:

Clay Marzo pede à WSL o wildcard em G-Land e Slater apoia

Big rider Alex Botelho processa WSL depois de quase morrer afogado em Nazaré

+ Tony Hawk, Kelly Slater e Shaun White vão apresentar o Oscar neste domingo

O Saquarema Pro é um evento do CS produzido pela WSL Latin America e será realizado com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Saquarema, Corona, Banco do Brasil, BB DTVM, Havaianas, 51 Ice e da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Segundo a entidade, o evento será promovido com o princípio da igualdade na premiação para homens e mulheres. As etapas do Challenger Series são disputadas por 96 surfistas na categoria masculina, 64 na feminina e a competição será transmitida ao vivo pelo site da WSL.

Praia de Itaúna sempre lotada nos eventos do Circuito Mundial (Crédito: Daniel Smorigo / World Surf League)

O CS Saquarema Pro vai acontecer na reta final da temporada, então será decisivo na disputa pelas vagas para o CT 2023. Os integrantes da elite do CT deste ano, 34 homens e 17 mulheres, têm participação garantida. Entre eles, o surfista de Saquarema, João Chianca, o Chumbinho, que está estreando como titular na seleção brasileira da WSL esse ano. Ele terá a chance de competir em casa duas vezes, no Oi Rio Pro no mês de junho e no Saquarema Pro em novembro.

“Estou muito feliz com essa notícia incrível”, disse João Chianca. “Saquarema é conhecida como a Cidade do Surf, acho que ninguém fica desapontado com os eventos que rolam aqui e a ‘vibe’ na semana dos campeonatos é sempre gigantesca. Teve um evento QS 3000 aqui no ano passado, quando tive a oportunidade de fazer a final e, poder sentir o gostinho de me apresentar em frente de casa, de todos os meus amigos, da família, é o que me motiva a ser surfista profissional. Agora, ter a oportunidade de me apresentar em dois eventos com essa magnitude, vai ser incrível”.

João Chianca competindo em casa no QS 3000 do ano passado (Crédito: Tony D´Andrea / Saquarema Surf Festival)

Além dos 34 e das 17 tops do CT 2022, também têm presença confirmada em todas as oito etapas do WSL Challenger Series, mais 58 homens e 43 mulheres indicados pelos rankings das etapas do Qualifying Series, promovidas pelos sete escritórios regionais da WSL no mundo. Completam a quantidade de participantes de cada etapa, dois homens e duas mulheres do Mundial Junior da WSL e dois convidados (wildcards) e duas convidadas pelos organizadores dos eventos. Todas as vagas que sobrarem de tops do CT que não desejarem competir, serão substituídas por convidados (wildcards) que a WSL indicar.

O Challenger Series 2022 será iniciado na Austrália, logo após a quinta etapa do Championship Tour em Margaret River, quando haverá um corte na elite, de 34 para 22 homens e de 17 para 10 mulheres. Este grupo dos top-22 e das top-10, já estará classificado para o CT 2023 e seguirá competindo nas cinco últimas etapas da temporada, buscando terminar entre os 5 primeiros dos rankings que irão disputar os títulos mundiais no WSL Finals. Os que ficarem abaixo da linha de corte, terão o Challenger Series para tentar se manter na elite.

Os oito desafios na disputa pelas vagas para o World Surf League Championship Tour 2023

A batalha pelas 10 vagas para a categoria masculina e pelas 5 da feminina, vai começar com duas etapas seguidas na Austrália, na Gold Coast de 7 a 15 de maio e em Sidney de 17 a 24 do mesmo mês. Mais duas acontecem no mês de julho, de 20 a 27 em Ballito na África do Sul e de 30 a 7 de agosto na Califórnia, Estados Unidos. Depois, vem a perna europeia em outubro, com uma etapa em Ericeira, Portugal, do dia 1 a 9 e de 12 a 23 em Hossegor, na França. O CS Saquarema Pro será a penúltima do ano, de 1 a 8 de novembro na Praia de Itaúna. E a grande final é no Havaí, no Haleiwa Challenger, de 26 de novembro a 7 de dezembro em Haleiwa Beach.

CALENDÁRIO DO WSL CHALLENGER SERIES 2022:
1.a- Mai 07-15: Boost Mobile Gold Coast Pro apresentado pela Rip Curl na Austrália
2.a- Mai 17-24: Sydney Surf Pro apresentado pela Rip Curl em Manly Beach na Austrália
3.a- Jul 20-27: Ballito Pro apresentado pela O´Neill em Willard Beach na África do Sul
4.a- Jul 30-07: Vans US Open of Surfing em Huntington Beach na Califórnia, Estados Unidos
5.a- Out 01-09: EDP Vissla Pro Ericeira na Praia Ribeira D´Ilhas em Portugal
6.a- Out 12-23: Quiksilver & Roxy Pro France em Hossegor na França
7.a- Nov 01-08: Corona Saquarema Pro apresentado pelo Banco do Brasil
8.a- Nov 26-07: Haleiwa Challenger em Haleiwa Beach, Oahu – Havaí

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias