Sem Italo Ferreira, brasileiros chegam ao Japão para os ISA Games. “Medalha de ouro em Tóquio 2020 vai ser maior que qualquer coisa”, diz Filipe Toledo

Por Redação HC

Os brasileiros Gabriel Medina e Filipe Toledo participaram da coletiva de imprensa de abertura dos ISA Games, que acontecem até o dia 15 de setembro em Miyazaki, no Japão. A ISA fez questão de destacar a presença de dois dos maiores nomes do surfe mundial — o líder do ranking da WSL e o atual campeão mundial.

Mas o que mais chama a atenção, por enquanto, é uma ausência: Italo Ferreira, que teve seu passaporte roubado na Califórnia enquanto ia para o Japão, e tenta resolver as burocracias necessárias para embarcar para os jogos.

“Surfar pela medalha de ouro em Tóquio vai ser muito maior do que qualquer coisa que nós temos atualmente em nosso esporte” – Filipe Toledo

A reunião inédita de nomes de peso para a edição de 2019 dos jogos se deve à entrada do surfe para os Jogos Olímpicoos, costurada pelo presidente da ISA, o argentino Fernando Aguerre. A participação nos jogos da ISA tornou-se compulsória para os atletas que desejam a vaga olímpica.

“É uma honra estar aqui hoje. Com 55 países do mundo participando, esse campeonato mostra realmente como o surfe é grande”, disse Filipinho.

O atual camisa amarela da WSL continuou com uma declaração ousada:

“Surfar pela medalha de ouro em Tóquio vai ser muito maior do que qualquer coisa que nós temos atualmente em nosso esporte”, disse ele, antes de completar: “o caminho para Tóquio é longo, mas espero estar aqui e ganhar uma medalha de ouro para o meu país”.

“Você só tem uma chance de ir bem nas Olimpíadas, o que faz isso ser especial e empolgante”, disse Medina. “Estou animado para competir aqui no Japão pela primeira vez. É um grande momento para nosso esporte”, completou o duas vezes campeão mundial.

A categoria feminina dos jogos começa provavelmente nesta madrugada, contando com nomes como Silvana Lima, Stephanie Gilmore, Carissa Moore e Caroline Marks. A final feminina deve ser na madrugada do dia 10, quando começa também o campeonato masculino. A final dos homens acontece no dia 15, logo antes da cerimônia de encerramento dos jogos.

Veja também:
Etapa da piscina de ondas da WSL terá novo formato
Gabriel Medina e Conner Coffin treinam no Surf Ranch – assista