Com o desenrolar das invasões russas à Ucrânia e a crise que o mundo tem vivido, a International Surfing Association (ISA) emitiu uma declaração de apoio ao país ucraniano. Em nota destinada à imprensa, a instituição condenou “a ação militar liderada pela Rússia” e afirmou total solidariedade à Ucrânia.
Veja também:
+ As 10 melhores ondas do último swell XXXL em Nazaré
+ Essa roupa de borracha foi feita para resistir à mordida de tubarão; conheça
+ As 10 melhores praias do mundo para visitar em 2022, segundo o Tripadvisor
Além disso, a ISA garantiu que nenhum evento será realizado em território russo ou em regiões vizinhas. “Enquanto essa invasão terrível continuar, a segurança do público, atletas, e organização tem que ser a maior prioridade.”, afirmou a entidade.
Segundo a declaração, a Ukrainian Surfing Association recebeu contato da ISA que expressou pleno apoio e preocupação. “Esperamos que todos os atletas e entes queridos estejam em segurança”.
No final, o texto termina com uma mensagem de apoio aos afetados, além da promessa em “ajudar a comunidade ucraniana de surf em tudo o que for possível”.
Apesar de ser banhada pelo mar negro e não ter acesso a nenhum dos oceano, a Ucrânia foi reconhecida como membro da ISA em abril de 2021. O país se tornou o 109º integrante a fazer parte da Associação Internacional de Surf e estabeleceu vários objetivos para o desenvolvimento do surf, SUP e outras modalidades semelhantes. O projeto passa por metas como organização de competições e implementação de programas educacionais, especialmente entre os mais jovens.
No entanto, infelizmente todas essas metas são pequenas perto da complexidade de toda essa questão que o país enfrenta.