19.1 C
Hale‘iwa
sábado, 16 março, 2024
19.1 C
Hale‘iwa
sábado, 16 março, 2024

Documentário narra a jornada de Lucas Fink rumo ao recorde mundial no skimboard

No ano passado, o brasileiro Lucas Fink, campeão mundial de skimboard, assumiu o desafio de conquistar o recorde de maior onda já surfada no mundo com uma prancha de skimboard (recorde ainda sob análise do Guinness Book).

Pupilo de Lucas Chumbo, Lucas partiu para Nazaré, Portugal em busca dessa meta em uma aventura que entrou para a história do skimboard.

Essa jornada de adrenalina, determinação e uma pitada de medo embala o documentário cinematográfico “Skimboard Nazaré”, que estreia nesta terça, exclusivamente na Red Bull TV, por meio do link redbull.com/skimboard-nazare .

Com 28 minutos de duração, a obra narra o feito histórico do ex-jogador de base do Flamengo, que largou o esporte coletivo para uma modalidade individual, passando pela conquista – e pelas dores – do título mundial até a mentoria de Lucas Chumbo e Carlos Burle na grande missão de surfar as ondas gigantes de Nazaré. E tudo isso com a sua fiel escudeira: a prancha de skimboard com 131 x 50 cm, com espessura de aproximadamente 2 cm, que pesa menos de 2kg e não usa alças (acessório que fixa o pé na prancha), nem quilhas, que auxiliam na estabilidade.

Veja também:

Etapa em Saquarema é a grande novidade do WSL Challenger Series 2022

Tetra campeão europeu de long bate a cabeça em pedra e fratura o pescoço em Safi Point

Joe Crimo, ícone do surf underground, morre aos 47 anos

Com carreira profissional iniciada com apenas 10 anos, Lucas Fink se tornou campeão mundial da modalidade aos 21, sendo o primeiro não estadunidense a atingir tal feito. Dentro de si, guardava o desejo de se tornar um skimmer de ondas grandes e, estimulado por uma temporada em Portugal e pela amizade com Lucas Chumbo, decidiu fazer do sonho realidade e iniciou sua trajetória para surfar ondas de mais de 13 metros (40 pés). “A onda é meio assustadora, meio chocante. Mas a equipe é muito preparada. Para eles, dias de ondas de 30 e 40 pés são puro lazer. Ficam à vontade e acabam te deixando mais seguro”, conta. “Se senti medo? Sim, mas o medo me motiva a ir lá, me jogar e vencer ele“, conclui Fink.

Lucas Fink rumo ao recorde mundial no skimboard

Lucas Fink skimboard
Lucas Fink. Foto: Bruno Terena / Red Bull Content Pool

O skimboarder, com apenas 23 anos, é protagonista de uma das maiores conquistas da história do esporte e, agora, do seu próprio filme na Red Bull TV. “É mais um sonho realizado na minha vida. Fazer um projeto assim com a Red Bull, que é marcada por feitos extraordinários, sempre foi um objetivo e sonho meu. E entrar com skimboard em Nazaré foi uma oportunidade incrível, estou muito feliz, grato. Vou curtir muito esse momento e vou guardar para vida toda”.

Para Loïc Wirth, diretor do documentário e um dos mais respeitados filmmakers do Brasil, levar o skimboard para Nazaré exigiu muita coragem. “Entendo o tamanho do sonho e das responsabilidades que o Fink leva com ele; de representar esse esporte e ir descobrindo e expandindo os limites da modalidade. Por isso, nossa equipe fez o máximo para fazer jus a pessoa, ao feito, a tudo. Foi muito bom trabalhar com ele e ser convidado para fazer parte de um momento tão intenso quanto esse”, comenta o diretor.

Chumbo, Burle e astros do surf

Lucas Fink recorde skimboard
Lucas Fink e Lucas Chianca observam as ondas de Nazaré. Foto: Victor Eleutério Costa / Red Bull Content Pool

O documentário conta com diversos astros, como o próprio Lucas Chumbo, mentor ao longo de toda a jornada e o melhor do mundo na modalidade ondas gigantes, segundo o próprio Fink. “Ter essa troca com ele é o melhor cenário que eu poderia imaginar, seria como aprender basquete com o Michael Jordan”, admite. Aliás, o feito imponente do skimboarder fica mais visível quando o big rider Chumbo tenta se aventurar com a prancha não habitual. “O moleque tem talento. Não sei como ele consegue controlar aquela prancha sem quilha. Botei fé nele, a energia dele é muito parecida com a minha”, comenta o atleta.

O filme ainda mostra a nova rotina de treinos de Lucas Fink que, para surfar as big waves, teve que ampliar suas habilidades no mar, melhorar sua capacidade respiratória e até mesmo aprender a pilotar jet ski. Outras lendas da modalidade, como Carlos Burle, Garrett McNamara e Michelle des Boullions, também dão o tom na narrativa, com depoimentos que reforçam a importância desse feito para o esporte e revelam a força de um sonho sem limites.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias