Publicidade:

Conheça as ondas de North Devon, a mais nova Reserva Mundial de Surf

As ondas da região britânica de North Devon agora também integram a lista das Reservas Mundiais de Surf. O anúncio foi feito pela Save The Wave Coalition no dia 4 de maio. Mas, afinal, você conhece as ondas da região?

Veja também:

Jordan Rodin: pura habilidade na arte do surf sem quilha

Mulheres viram surfistas e provocam revolução silenciosa no Sri Lanka

+ Baía da Ericeira recebe o “swell da década” [VÍDEO]

North Devon fica no sudoeste do Reino Unido e conta com uma costa de mais de 30 quilômetros que abriga inúmeras ondas de qualidade. As principais ondas do pico são as de Croyde, Woolacombe, Westward Ho!, Saunton, Putsborough e Lynmouth.

Com o intuito de mostrar mais da riqueza desse santuário de surf de água fria, separamos vídeos e informações sobre cada uma dessas ondas:

Croyde Bay Beach

Croyde está na costa norte de Devon e além de ser um dos principais picos de surf do Reino Unido, também é um dos mais constantes. A onda é rápida, por isso, não é exatamente o melhor lugar do mundo para começar a surfar. Geralmente, surfistas de pranchinha costumam gostar do pico que funciona melhor na maré seca. A praia se estende entre Down End e Baggy Point e costuma ser um dos lugares mais crowdeados da Reserva de Mundial de Surf. Veja vídeo:

Woolacombe Beach

Woolacombe é uma praia com mais de 2 quilômetros de extensão, com várias bancadas de ondas. Em 2015 e 2016 foi eleita a melhor praia da Grã-Bretanha e conta com condições boas tanto para iniciantes, quanto para surfistas experientes. Apesar de funcionar com qualquer maré, o pico fica ainda melhor na maré alta ou algumas horas após a maré alta. Longboarders também costumam gostar da onda e, por lá, encontra-se uma grande variedade de escolas de surf. Veja vídeo:

Westward Ho!

Com mais de 3 quilômetros de extensão de areia, Westward Ho! pode estar cheia de surfistas e mesmo assim não parece crowdeada. O pico é popular entre os longboarders e funciona com todas as variações de marés, sendo que a melhor direção de swell é sudoeste, mas ondulações de noroeste também geram boas ondas por lá. No entanto, não é o local mais constante de onda, apesar de suportar com boa formação ondas de até 8 pés.

Saunton Sands Beach

Saunton Beach é uma onda clássica para longboarders. Com mais de 3 quilômetros de extensão de areia plana e dourada, a onda é longa, lenta e constante. O melhor momento costuma ser na maré alta e algumas horas após a maré alta. Também é um pico ideal para iniciantes. Muitas competições de longboard são realizadas nessa praia, como o campeonato Hotdoggers Longboarders e o BigBoy Paddle.

Putsborough Beach

Putsborough Beach é um local mais protegido do vento, por isso é uma boa alternativa quando Croyde está com maral forte. O pico funciona bem quando Croyde tem 3 ou 4 pés e é excelente opção para surfistas que buscam uma onda menor. A praia é bonita e conta com vistas deslumbrantes, belas areias macias e água limpa. A praia de Putsborough é uma praia ideal para qualquer surfista iniciante, bem como para aqueles com um pouco mais de experiência. Essa praia também conquistou o prêmio de 7ª melhor praia do Reino Unido.

Lynmouth

Lynmouth é considerado por muitos como um dos melhores pointbreaks do Reino Unido. O pico é bem abrigado e, portanto, é preciso um grande swell de oeste ou um enorme swell de sudoeste para que a onda acorde. Quando essas condições se combinam com ventos leves de sul/sudeste, longas esquerdas quebram, gerando paredes que podem se estender por mais de 300m. Devido à sua reputação e como um dos poucos locais abrigados nesta costa, quando a previsão se alinha para o pico, o pico fica crowdeado e muitos surfistas vem de longe para pegar essa onda. Por lá, é preciso ter cuidado com as pedras.

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias