Dentre a infinidade de opções vegetais com alta quantidade de proteínas está o tofu. Ele é um ingrediente produzido por meio da coalhada de leite de soja, resultando nos blocos brancos e macios que conhecemos. O queijo também é muito substituído por esse ingrediente em receitas, já que o processo de produção de ambos é semelhante (só que no queijo é utilizado o leite comum). Existem muitos tipos diferentes de tofu disponíveis, com base na firmeza e na quantidade de água extraída. As principais variedades são: o tofu macio, médio, firme, extra-firme e super firme. Confira a sugestão da chef Thais Barani, parceira do aplicativo Apptite, de receita de bowl com tofu e vegano:
LEIA MAIS: COMA BETERRABA E MELHORE A RECUPERAÇÃO PÓS-SURF
Receita de bowl proteico vegano
Ingredientes
- 200g de tofu firme
- 80g de cogumelos paris ou portobello fatiados
- 30g de couve kale cortada em pedaços ou tiras
- 5cm de alho-poró fatiado
- ½ col. café de cúrcuma em pó
- ½ col. café de sementes de cominho
- 1 pitada de pimenta do reino preta em pó
- 1 pitada de folhas secas de tomilho
- Sementes de abóbora
- 1 col. chá de óleo de coco
- Gengibre fresco, à gosto, ralado
- Gergelim preto à gosto
- Água filtrada
- Sal a gosto
LEIA MAIS: LISTA DE COMPRAS PARA QUARENTENA SAUDÁVEL
Modo de preparo
1. Drene a água do tofu e faça uma leve pressão para que o bloco de tofu fique mais seco e possa receber os temperos. Corte-o em cubinhos.
2. Em uma frigideira ou panela wok, ainda com o fogo desligado, coloque o óleo, a cúrcuma, pimenta preta, alho-poró, sementes de abóbora, o gengibre ralado, cominho e o tomilho.
3. Ligue o fogo, em chama média. Misture todos os temperos no óleo e espere que o óleo esquente e que as especiarias comecem a soltar os aromas.
4. Adicione o tofu cortado em cubos e, delicadamente, misture-os com o óleo e temperos. Se precisar, para evitar que o tofu queime, com cuidado, adicione 1 ou 2 colheres de água filtrada. Mexa até que o tofu esteja bem temperado.
5. Adicione os cogumelos fatiados. Adicione o sal. Mexa delicadamente com o tofu e temperos. Espere até que os cogumelos soltem um pouco de água e mudem de tamanho e cor. Adicione a couve kale e mexa mais um pouco, até que a couve fique com um verde vivo e com consistência mais macia.
6. Desligue o fogo. Sirva a mistura num bowl e decore com sementes de gergelim.
Bom Apetite!