26 C
Papeete
quinta-feira, 23 maio, 2024
26 C
Papeete
quinta-feira, 23 maio, 2024

Como se defender de um tubarão?

Como se defender de um tubarão? Não importa o motivo, existem muitas variáveis ​​que podem colocar as pessoas em risco de uma interação adversa com um tubarão. E, felizmente, há muitas coisas que você pode fazer para minimizar esses riscos.

Vale lembrar, em todo mundo a cada ano, ocorrem menos de 10 mortes humanas devido a incidentes relacionados a tubarões. Especialistas acreditam que a maioria dessas mordidas aconteça por conta de um engano de identidade.

Veja também:
+ Tubarão bom é tubarão morto? James B responde

+ Relatório divulga mortes por tubarão no mundo em 2020
+ Possível ataque de tubarão em desaparecimento de bodyboarder na África do Sul

Freqüentemente, há condições ambientais que entram em jogo, como água turva. Talvez um animal morto no recife perto dos tubarões. Ou talvez apenas fora de um porto de pesca, com muitos peixes migrando. E também é do conhecimento comum que os surfistas potencialmente se assemelham a silhuetas de focas ou mesmo de tartarugas.

As dicas abaixo também abordam o que fazer no caso de você ou alguém na água com você seja mordido por um tubarão.

Confira abaixo as dicas da profissional Ocean Ramsey para se defender na hora de um ataque de tubarão:

1. Não se afaste. Os dentes serrilhados causarão mais danos aos seus membros.

2. Atingir os olhos ou guelras de um tubarão se ele te morder. Ambos são sensíveis.

3. A têmpora do tubarão, perto de seus olhos, também é altamente sensível. Procure o ponto fraco na cabeça, a pequena área do templo. Empurre.

4. Novamente, vá para as guelras ou potencialmente para os olhos se a área do templo não estiver disponível.

5. A parte inferior é sua última opção. Esta é outra área sensível para tubarões e eles não gostam de expô-la a outros predadores.

6. Lembre-se de que os tubarões geralmente não gostam de contato físico.

7. Se um tubarão começar a balançar para frente e para trás após morder, segure-o para minimizar sua influência e a quantidade de carne que ele é capaz de remover.

8. Lembre-se de que a adrenalina geralmente ajuda no sangramento.

9. Faça o possível para manter a frequência cardíaca baixa.

10. Após a interação, você deve aplicar rapidamente um torniquete acima da mordida. Lembre-se, é sempre a vida acima do membro.

11. Mantenha uma perspectiva positiva e determinada.

12. Mantenha-se aquecido para evitar choques.

13. Peça a alguém para ligar para os serviços médicos de emergência.

14. Ter alguém na água ajudando você pode salvar vidas. Pensando nisso, surfe, nade, mergulhe e aproveite o mar com um parceiro sempre que possível. As pessoas que não sobrevivem aos ataques costumam estar sozinhas.

Surfistas

Como surfista, é provável que você não veja um tubarão vindo antes de um ataque. Mas suponha que você o viu chegando e teve oportunidade e consciência de colocar sua mão no topo da cabeça do tubarão. Empurrar a cabeça para baixo e longe de você seria o cenário ideal. Não tente socar o tubarão neste caso. Embora muitas pessoas pensem que devem instintivamente socar tubarões na cara, na verdade não é a melhor resposta e deve ser reservada para encontros quando empurrar a cabeça do animal para longe de você não é uma opção.

Por que é isso? Relatórios de incidentes geralmente revelam as mãos das vítimas sendo mutiladas ao tentarem socar um tubarão. Portanto, descarte isso se puder ser evitado.

Agora, não recue se estiver sendo mordido pelo tubarão. Eles têm dentes angulados e serrilhados e, conforme o tubarão morde, os dentes realmente criam um movimento de serra. Portanto, afastar seu corpo de um tubarão enquanto qualquer parte de seu corpo está cerrada em suas mandíbulas irá piorar quaisquer lesões, rasgando mais e mais tecidos ao longo do caminho.

Olhos

Os olhos de um tubarão são muito sensíveis. A maioria das espécies tem uma membrana nictitante onde a pálpebra inferior realmente se eleva para proteger os olhos, mas você pode realmente empurrá-la com pressão e força suficientes. Não é realmente tão grosso. Os tubarões brancos, por exemplo, podem realmente virar os olhos para trás como um mecanismo de defesa para protegê-los.

Outras áreas sensíveis para tubarões

As guelras de quase todas as espécies são muito sensíveis. Tubarões geralmente não querem ser tocados ao redor das guelras e eu geralmente evito tocá-los lá.

Há um ponto muito, muito mole ao longo da cabeça de um tubarão, semelhante à localização de nosso próprio templo. Eles provavelmente se afastarão de qualquer tipo de pressão colocada aqui. Já estive em situações com tubarões-tigre de 5 metros encurralando fotógrafos e os levando para baixo em direção ao recife, e ao mergulhar até eles e aplicar pressão muito gentilmente nessa área, fui capaz de afastá-los e difundir a situação.

Como mencionado, outra parte do corpo que é muito sensível é a barriga do tubarão. Eu notei que, enquanto mergulhava com tubarões-tigre e tubarões-brancos, eles ficam muito desconfortáveis ​​se eu me posicionasse embaixo de sua barriga. Eles vão virar o corpo para se certificar de que podem ficar de olho em mim, assim como fazem quando correm o risco de expor sua barriga a qualquer outro predador.

Também vejo frequentemente um tubarão nadando ao lado ou mesmo atrás de outro tubarão. Se eles se tocarem, um tubarão irá instintivamente se afastar muito, muito rapidamente. Então, se você estiver realmente fazendo contato físico com um tubarão – com qualquer outra parte de seu corpo – as chances são de que ele simplesmente vai te libertar e nadar para longe.

Fique confortável sabendo que os ataques de tubarão geralmente são uma única mordida e depois, liberação. Os tubarões têm papilas gustativas, então, se eles morderem, vão pensar: “Ohh, nojento! O que é isso?” Eles percebem muito rápido que não estão mordendo uma foca ou tartaruga rica em nutrientes.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias