Os finalistas das categorias Master e Kahuna foram definidos no último sábado (6), penúltimo dia do CBSurf Master Tour 2024, em Navegantes (SC).
As ondas se mantiveram na faixa de meio metro com formação irregular. O dia começou com as três baterias restantes do primeiro round da Gran-Kahuna (50+) que não foram pra água na sexta-feira, devido ao mau tempo.
Veja também
+ Nathan Florence troca Vans pela marca do irmão: “nós temos o poder de reformar a indústria do surf
+ Vídeo: Festival de Vacas em Pipeline ensina muito
+ João Chianca de volta às competições
Na sequência a Master (35+) abriu as quartas de final entre todas as categorias. Logo na primeira bateria o catarinense Jefferson Duarte surfou uma direita excelente que lhe valeu 8.0 pontos e a vitória.
Na bateria seguinte outro catarinense veio forte na disputa, fazendo a maior nota e o maior somatório do evento.
Com cinco batidas “linkadas” de backside, o imbitubense Moa Soares (SC) marcou 9.50 pts, e de quebra fez 8.17 em sua segunda apresentação. Ele estabeleceu os recordes da prova até o momento com o somatório de 17.67 pontos.
“Fiz três cirurgias no joelho, estou na fisioterapia e tenho feito um trabalho de fortalecimento muscular. Não está fácil, mas acredito em Deus e me sinto preparado agora. Mentalizei bastante durante a bateria e as ondas vieram” disse Moa Soares após a classificação para a semifinal.
Ver essa foto no Instagram
O campeão brasileiro de 2023 Péricles Dimitri (PR) se classificou em segundo atrás do catarinense Jussemir Júnior no terceiro confronto. Na quarta e última bateria desta fase o catarinense Diego Rosa venceu a disputa com o paulista Douglas Noronha avançando em segundo lugar.
Quartas de final Gran-Master (40+)
A categoria seguinte abriu com a vitória de Junior Rocha (RN) seguido do experiente Gilmar Silva (SP), que quase sofreu a virada de Klinger Peixoto (AL) em sua última tentativa.
No segundo confronto desta fase, Sidnei Oliveira (SP) venceu a disputa com o recordista de nota e média do evento Moa Soares (SC) se classificando em segundo. O campeão de 2023 Flávio Moraes (RJ) também se deu bem e levou a terceira bateria, com o catarinense Jussemir Junior confirmando a segunda colocação.
Na disputa que fechou esse segundo round Gran-Master, a vitória do foi do baiano Wallace Sampaio com Jorge Correa em segundo, ambos classificados para as semifinais de domingo.
Quartas de final Kahuna (45+)
Mais quatro baterias dessa fase definiram os oito semifinalistas da Kahuna neste sábado. No primeiro confronto o baiano Jerônimo Bomfim foi preciso em sua escolha de ondas para somar 13.33 pts e vencer a disputa. O cabofriense Alan Toledo (RJ) ficou com a segunda vaga.
O maranhense Flávio Marao também chegou aos dois dígitos no seu somatório (10.84 pts) para avançar em primeiro, com Klinger Peixoto (AL) em segundo. Márcio Veiga(PR) liderou do início ao fim e venceu o terceiro confronto, deixando Júnior Rocha (RN) em segundo.
Paulo Holly (SP) fechou as quartas-de-final da Kahuna vencendo Adriano Lemos (SC) por uma pequena diferença, com ambos avançando de fase.
Ver essa foto no Instagram
Quartas de final Legends (55+)
A terceira categoria a definir os semifinalistas neste sábado foi a Legends, e quem levou a melhor na primeira bateria foi o pernambucano Júnior Farinha, que superou o segundo colocado Willian Diegues (SP) por apenas 0,4 décimos.
Na segunda disputa Armando Maciel (SC) venceu o confronto, marcando novamente a maior média da categoria (10.23 pts). Jojó de Olivença (SP) se classificou em segundo.
Gabriel Macedo (BA) e Cardoso Júnior (CE) fizeram a dobradinha nordestina na terceira bateria e avançaram na primeira e segunda colocação respectivamente.
Numa bateria disputada até os últimos segundos, o paulista Edson Vieira venceu com Rubens Farias (SC) assumindo a segunda colocação nos minutos finais, virando o resultado em cima de Petronio Lucas (SP).
Quartas de final Gran-Kahuna (50 +)
Fechando as quartas de final de todas as categorias programadas para este sábado, Jojó de Olivença (SP) dominou a primeira bateria Gran-Kahuna desta fase, deixando Rodrigo Jorge (RN) em segundo lugar.
Na disputa seguinte o cearense Rogério Dantas venceu o confronto com o melhor somatório desta rodada (11.94 pts). Classificado na segunda colocação ficou Guga Arruda (SC).
Silvério Jorge (SC) se deu bem surfando as melhores ondas da terceira bateria para se classificar em primeiro, com Marcelo Alves (BA) na segunda posição.
Fechando as quartas de final da Gran-Kahuna, Adriano Naninha (CE) (1º) e Edson Vieira (SP) (2º) se garantiram na semifinal, após avançarem em uma bateria difícil contra Sandro Rhoden (SC) e Ayrton Almeida (PE).
Semifinais do CBSurf Master Tour 2024 em Navegantes(SC)
A competição entrou em seu momento decisivo ainda neste sábado, com o início das semifinais da primeira etapa do CBSurf Master Tour 2024.
A Master abriu as disputas com Júnior Rocha (RN) liderando boa parte da primeira semifinal. Nos últimos cinco minutos Jussemir Junior reagiu após marcar 3.83 e 6.43 em duas ondas seguidas para sair da quarta para a primeira colocação.
Júnior Rocha (RN) caiu para a segunda colocação. Jefferson Duarte buscou a virada mas não conseguiu, ficando em terceiro com Douglas Noronha (SP) caindo de segundo para a quarta posição.
“Comecei a bateria escolhendo mal minhas primeiras ondas. Respirei fundo, resetei a máquina e me conectei com o mar para achar duas ondas salvadoras no finalzinho” disse aliviado Jussemir Junior após a bateria.
A segunda semifinal começou bem para Diego Rosa (SC). Ele abriu a disputa com 5.0 pontos e liderou a bateria desde o início, trocando suas notas em sequencia. Ele venceu a disputa e se garantiu na final, junto com o campeão do circuito 2023 Péricles Dimitri (PR) na segunda posição.
Semifinais Kahuna ( 45+)
As duas últimas baterias do sábado definiram os finalistas da categoria Kahuna. Na primeira semi Adriano Lemos (SC) se classificou em primeiro seguido de Klinger Peixoto (AL) para a final de domingo.
Júnior Rocha (RN) venceu a outra semifinal com o somatório de 8.97, deixando Flávio Marao(MA) em segundo, após o maranhense virar o resultado em cima de Alan Toledo (RJ) nos minutos finais.
Cronograma de Domingo (07/04)- Semifinais e finais
A primeira etapa do Circuito CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos de Surf – apresentado pela Prefeitura de Navegantes e Fundação Municipal de Esportes retorna neste domingo, último dia de competição, a partir das 7:30 da manhã, com as semifinais da Gran-Kahuna (45 +), Gran-Master(40+) e Legends (50+) em sequencia.
As finais estão previstas para começar às 9:30 hs com a Kahuna(45+), Gran-Kahuna (50+), Legends (55+), Gran-Master (40+) e Master (35+). Cronograma sujeito a alteração.