Publicidade:

Categoria feminina estreia no Sydney Surf Pro

Na sexta-feira (madrugada de quinta, no Brasil) foi iniciada a categoria feminina do Sydney Surf Pro, segunda etapa do WSL Challenger Series de 2022 na Austrália, com 14 das 16 baterias sendo disputadas até o fim do dia.

Três sul-americanas estrearam na segunda e acabaram derrotadas pela alemã Rachel Presti. Na disputa pela outra vaga para a segunda fase, a irmã do tricampeão mundial, Sophia Medina, superou a peruana Daniella Rosas por uma pequena diferença de 11,14 a 10,86 pontos. A outra brasileira, Summer Macedo, ficou em último com 10,73 nas duas notas computadas.

Mais uma brasileira competiu na quinta bateria, Laura Raupp, que também perdeu por pouco. A havaiana Moana Jones Wong, campeã do Billabong Pro Pipeline esse ano, pegou as melhores para vencer fácil, com uma “combination” de 15,83 pontos sobre as três. A japonesa Minami Nonaka passou em segundo com 10,90, mas Laura Raupp quase consegue a classificação na última onda que surfou. Ela precisava de uma nota 7,00 e arriscou tudo numa direita, atacando forte com duas manobras, porém a nota saiu 6,10 e a japonesa avançou por 10,90 a 10,00 pontos. A havaiana Nora Liotta ficou em último com 6,87.

Veja também:

+ Mundial de Longboard: Chloé Calmon está na semifinal

+ Júlia Santos e Marcos Corrêa vencem Red Bull Pool Clash

+ Silvana Lima e Heitor Mueller vencem etapa baiana do Circuito Banco do Brasil

No confronto seguinte, entrou Anne dos Santos, brasileira que mora na Austrália e recebeu um wildcard da World Surf League para participar do Sydney Surf Pro apresentado pela Rip Curl. E ela honrou o convite, conquistando a única vitória do Brasil na primeira fase. Com duas notas na casa dos 6 pontos, totalizou 12,60 para derrotar duas portuguesas, Teresa Bonvalot com 12,20 pontos e Yolanda Hopkins com 9,57, além de Kailani Johnson, da Indonésia, que ficou em último com 9,07.

PRÓXIMAS BATERIAS – Restaram duas baterias para fechar a primeira fase feminina, que ficaram para abrir o sábado. A primeira chamada foi marcada para as 7h00 na Austrália, 18h00 da sexta-feira no Brasil.

No masculino, cuja parte da primeira fase foi realizada na quinta-feira, oito brasileiros avançaram para a próxima fase: Thiago Camarão, Alejo Muniz, Michael Rodrigues, Alex Ribeiro, William Cardoso, Lucas Silveira, Edgard Groggia e Matheus Navarro.

Peterson Crisanto, Marco Fernandez, João Chianca, Wesley Leite, Robson Santos e Ian Gouveia, foram eliminados na primeira fase e deram adeus à competição.

Mateus Herdy, Eduardo Motta e Deivid Silva ainda não entraram na água.

O GWM Sydney Surf Pro apresentado pela Rip Curl tem prazo para ser encerrado até o dia 24, terça-feira, então deve prosseguir com as segundas fases do WSL Challenger Series no sábado. Além das duas brasileiras, têm mais 14 sul-americanos divididos em 10 das 12 baterias da segunda fase masculina.

PRÓXIMAS BATERIAS DOS SUL-AMERICANOS NA AUSTRÁLIA:

SEGUNDA FASE – 3.o=25.o lugar (750 pts) e 4.o=37.o lugar (650 pts):
2.a: Julian Wilson (AUS), Ezekiel Lau (HAV), Michael Rodrigues (BRA), Rio Waida (IDN)
3.a: Alejo Muniz (BRA), Vasco Ribeiro (PRT), Brodi Sale (HAV), Te Kehukehu Butler (NZL)
4.a: Morgan Cibilic (AUS), Jordan Lawler (AUS), Ian Gentil (HAV), Willian Cardoso (BRA)
6.a: Edgard Groggia (BRA), Kauli Vaast (FRA), Adin Masencamp (AFR), Kade Matson (EUA)
7.a: Alex Ribeiro (BRA), Mihimana Braye (TAH), Timothee Bisso (FRA), Joshe Faulkner (AFR)
8.a: Ryan Callinan (AUS), Imaikalani Devault (HAV), Matheus Navarro (BRA), Cody Young (HAV)
9.a: Lucas Silveira (BRA), Alonso Correa (PER), Joan Duru (FRA), Crosby Colapinto (EUA)
10: Leonardo Fioravanti (ITA), Thiago Camarão (BRA), Santiago Muniz (ARG), Ketut Agus (IDN)
11: Liam O´Brien (AUS), Mateus Herdy (BRA), Taichi Wakita (JPN), Thomas Debierre (FRA)
12: Deivid Silva (BRA), Jorgann Couzinet (FRA), Sheldon Simkus (AUS), Justin Becret (FRA)

SEGUNDA FASE – 3.a=17.o lugar (2.000 pts) e 4.a=25.o lugar (1.800 pts):
2.a: Luana Silva (HAV), Samantha Sibley (EUA), Sophia Medina (BRA), Keala Tomoda-Bannert (HAV)
3.a: Moana Jones Wong (HAV), Zoe McDougall (HAV), Rina Matsunaga (JPN), Anne dos Santos (BRA)

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias