26 C
Papeete
sábado, 20 julho, 2024
26 C
Papeete
sábado, 20 julho, 2024

Categoria feminina em destaque no SSXP Saquarema Pro

Depois de três dias de competição masculina na Praia da Vila, a quinta-feira ficou só para as mulheres competirem no SSXP Saquarema Pro.

Foram realizadas três fases que já definiram as quartas de final femininas desta segunda etapa do milionário Circuito Profissional promovido pela nova diretoria da Confederação Brasileira de Surf – CBSurf – presidida por Teco Padaratz. Os homens voltam a competir nesta sexta-feira, com a quarta fase começando as 8h00 na Capital Nacional do Surf, ao vivo pelo YouTube do SuperSurf XP e pelo cbsurf.org.br.

A quinta-feira começou com 36 surfistas de 6 estados do Brasil, divididas nas 12 baterias da primeira fase do SSXP Saquarema Pro na Praia da Vila. Eram 11 do Rio de Janeiro, 9 de São Paulo, 7 do Ceará, 6 de Santa Catarina, 2 de Pernambuco e 1 da Bahia. As que ficavam entre as duas primeiras colocadas, iam avançando para a próxima fase e tiveram que passar três baterias durante mais um dia de boas ondas de 3-4 pés na ensolarada Praia da Vila.

Entre as oito que se classificaram para as quartas de final, duas são do Rio de Janeiro, duas de São Paulo, duas de Santa Catarina e duas do Ceará. Na primeira bateria, a cearense Larissa dos Santos, que já tem título de campeã brasileira no currículo, vai enfrentar a catarinense Alexia Monteiro. Na segunda, entra a campeã da primeira etapa do Circuito CBSurf 2002 em Maceió (AL) e líder do ranking, Tainá Hinckel, de Santa Catarina, com a paulista Kemily Sampaio.

Veja também:
+ Red Bull Big Wave Awards 2022 divulga lista de vencedores
“Embaixadores da Costa” irão organizar o crowd em Biarritz
Ainda vale a pena surfar em Malibu?

Na terceira disputa por vagas para as semifinais do SSXP – SuperSurf Experience – Saquarema Pro, está a grande estrela do surfe feminino brasileiro, duas vezes vice-campeã mundial e atual campeã profissional da CBSurf, Silvana Lima, com a paulista Julia Santos. E duas surfistas do Rio de Janeiro vão fechar as quartas de final, a vice-campeã na etapa de Alagoas, Mariana Areno, e a participante mais jovem da categoria feminina, Aysha Ratto, de apenas 14 anos de idade.

A surfista de Búzios ganhou a bateria que fechou a quinta-feira e acabou eliminando a recordista do dia nas ondas da Praia da Vila, a carioca Julia Duarte. Na segunda fase, Julinha derrotou a experiente Silvana Lima por 15,43 pontos, somando notas 8,33 e 7,10. Mas, não conseguiu achar boas ondas para repetir essa atuação na terceira fase e a paulista Julia Santos passou junto com a maior surpresa do SSXP Saquarema Pro.

SSXP Saquarema Pro
Mariana Areno. Foto: Pablo Jacinto

A carioca Mariana Areno é a próxima adversária de Aysha Ratto em Saquarema. Ela se classificou em segundo lugar na bateria vencida por Silvana Lima, ganhando a briga pela segunda vaga da mesma surfista que derrotou nas semifinais da etapa de abertura do Circuito CBSurf 2022 em Alagoas, Karol Ribeiro, de Búzios. Elas já tinham se enfrentado antes em Maceió, na terceira fase, quando passaram juntas para as quartas de final.

A cearense Silvana Lima foi revelada na década de ouro do SuperSurf, quando promoveu o circuito nacional mais rico do mundo com os campeões brasileiros ganhando até carros como prêmio pelos títulos. Silvana foi bicampeã em 2004 e 2005 e em 2006 já estava na elite do World Surf League Championship Tour, sendo vice-campeã mundial em 2008 e 2009. Silvana está empolgada com o Circuito Brasileiro promovido pela nova diretoria da CBSurf.

Líder do ranking

SSXP Saquarema Pro
Taina Hinckel. Foto: Pablo Jacinto

A categoria feminina do SSXP Saquarema Pro começou com a líder do ranking abrindo a quinta-feira com vitória na Praia da Vila. A catarinense Tainá Hinckel ganhou o primeiro prêmio máximo de 30.000 Reais, pela vitória sobre a carioca Mariano Areno na decisão da etapa de Maceió (AL). Ela venceu sua primeira bateria também na Praia da Vila, depois passou em segundo lugar com a cearense Larissa dos Santos, mas ganhou a última que disputou na quinta-feira, contra a também catarinense Alexia Monteiro e a carioca Luara Thompson.

Campeã brasileira

A líder do ranking competiu depois da única surfista que a derrotou na Praia da Vila, vencer a primeira batalha por vagas para as quartas de final do SSXP Saquarema Pro apresentado pela Prefeitura de Saquarema. A campeã brasileira Larissa dos Santos usou a potência do seu backside nas direitas da Vila, para ganhar as três baterias que disputou na quinta-feira. Na última, a paulista Kemily Sampaio impediu uma dobradinha cearense, ao eliminar Juliana dos Santos na disputa pela segunda vaga para as quartas de final.

 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias