Publicidade:

Casa desaba na praia de Rocky Point no North Shore

Uma casa desabou nas areias da praia de Rocky Point, no North Shore do Havaí, na manhã da última segunda-feira (28). O incidente aconteceu porque muitas casas dessa região são construídas próximas demais da beira-mar, no que se denomina bermas de areia.

Veja também:

+ Mick Fanning transporta pessoas em jetskis devido às enchentes na Austrália

+ Arthur Vilar conhece as ondas de Fernando de Noronha

+ Barron Mamiya em Rocky Point antes de ir para Portugal (vídeo)

As bermas são formações geológicas que se formam a partir do impacto específico de ondas durante o passar dos anos e são encontradas em praias de areia bem grossa . Trata-se da área acima do nível do mar que só é atingida por ondulações durante marés excepcionalmente altas ou fortes tempestades.

No entanto, com o tempo, a ação das tempestades está removendo a areia da praia, o que acaba por fornecer mais risco a essas construções. Particularmente este inverno, tem sido de muitas ondas e a destruição dessa casa, deixou outros moradores da região em estado de alerta.

Sobre a casa

Hugo Villalobos era o inquilino da moradia que desabou na areia. A casa ficava a cerca de 6 metros acima da costa e ele morava lá há quase 30 anos. “Estou feliz por ter escapado sem me machucar ou morrer”, disse ele ao Hawaii News Now. Felizmente, Hugo dormiu na casa dos fundos de um amigo no domingo à noite.

No entanto, o problema trouxe à tona a discussão sobre formas de proteger as casas dessa região, mas o estado tem políticas rígidas. “Disseram para não proteger com sacos de areia e não fazer concreto”, disse Villalobos. “O estado diz ‘você não pode fazer isso’, e aí olha o que aconteceu porque cumpri as regras.”

Amigos de Villalobos criaram uma vaquinha no GoFundMe para ajudar a substituir alguns dos pertences de Hugo e cobrir reparos da casa.

Assista o vídeo:

 

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias