Publicidade:


Publicidade:

BWRAG lança curso online de segurança no surf

O Big Wave Risk Acessment Group – BWRAG – liderado por Danilo Couto, Kohl Christensen, Brian Keaulana e Pat Chong Tim, e com embaixadores globais como Greg Long, Gabriel Villaran e Ramon Navarro, surgiu na sequência da trágica perda do surfista de ondas grandes Sion Milosky em Mavericks em 2011.

Veja também:
+ A história de como surgiu o BWRAG.

+ Entrevista Danilo Couto
+ Como superar o medo no big surf? Koa Rothman dá dicas

Do primeiro encontro aos dias de hoje, já foram dezenas de surfistas capacitados pelo movimento que prevê segurança na água antes de tudo.

Agora o BWRAG oferece um curso online, voltado para surfistas e atletas do oceano de todos níveis e habilidades.

O curso online oferece a experiência do BWRAG em formato virtual, compartilhando habilidades essenciais de salvamento e táticas dos mais experientes e talentosos watermen e waterwomen do mundo.

Embora as origens da organização tenham começado na comunidade do surf de ondas grandes, ela evoluiu para servir à comunidade global ligada aos oceanos.

O Curso Online Surf Responder apresenta-se em oito módulos, cada qual com vários capítulos em vídeo.

Ministrado pela equipe de instrutores de elite do BWRAG e convidados especiais, o curso abrange o mesmo currículo do curso presencial e apresenta legendas em inglês, espanhol, português e japonês.

Indivíduos interessados em módulos específicos podem adquirir qualquer um dos oito módulos separadamente.

Vale lembrar que quem deseja adquirir um colete PSI Patagonia deve completar todo o Curso Online (todos os oito módulos).

Os módulos incluem os seguintes tópicos:

1 – Gerenciamento de riscos no oceano

Apresenta aos alunos o componente básico do currículo do BWRAG – teoria de gerenciamento de risco. Os alunos vão aprender abordagens eficazes para identificar e mitigar riscos e cultivar o mesmo processo de tomada de decisão utilizado por unidades militares e agências de primeiros socorros em todo o mundo.

Instrutor: Capitão de Polícia de Oceanside Harbor e Supervisor de Segurança de Barcos de Ondas Grandes Jon Hoover

2 – RCP / AED

Ensina aos alunos técnicas de RCP e AED de alta qualidade e alto desempenho, ensinadas especificamente para situações de resgate no oceano / praia, com um currículo criado pelos parceiros de longa data e treinadores de RCP de primeira linha no Instituto AED do Hawaii.

Instrutor: Pam Foster, fundadora do AED Institute e autoridade em RCP, com participações especiais do surfista profissional e fundador do Positive Vibe Warriors, Dane Gudauskas, os Team Riders da Vans Surf Amateur Pua DeSoto e Kaiser Auberlan, o bolsista do Positive Vibe Warriors e graduado do BWRAG Surf Responder Jake Maki, e o graduado do BWRAG Surf Responder Keānuenue DeSoto.

3- Primeiros Socorros : controle de sangramento, rupturas, luxações e lesões da coluna vertebral

Este módulo fornece aos alunos exemplos de treino prático na administração de ajuda a uma vítima de afogamento, controle de sangramento, imobilização de articulações e muito mais. Ele concentra-se nas lesões mais comuns e cenários de trauma vistos em lineups de surf.

Instrutor: Paramédica e surfista profissional de ondas grandes Andrea Moller, com participação especial do fotógrafo de surf e vencedor do prémio BWRAG Lifesaver, Christa Funk.

4 – Respiração consciente e gerenciamento de energia

Ensina aos alunos a teoria e a fisiologia da apneia, juntamente com exercícios práticos de respiração que os alunos podem incorporar no seu treino diário de preparação para o surf. O módulo também se concentra em como desenvolver o treino mental necessário para manter a calma e a compostura em situações de alto stress, e como conservar a energia debaixo d’água em cenários de surf.

Instrutor: Surfista profissional de ondas grandes Greg Long

5 – Análise de picos

Remar para um pico é uma coisa. Compreender como navegar pelos perigos e considerar a sua composição ao responder a uma situação de emergência é outra. Este módulo mostrará aos alunos como identificar os perigos de um pico, avaliando fatores de risco e implementando controles para aumentar as chances de resultados bem-sucedidos em situações perigosas

Instrutores: O proeminente especialista em segurança aquática Brian Keaulana e o surfista profissional de ondas grandes Kohl Christensen, com participações especiais do diretor administrativo do Tavarua Island Resort Jon Roseman, o instrutor do BWRAG Liam Wilmott e o salva-vidas de North Shore, Andrew Logreco.

6 – Plano de ação de emergência

Ensina aos alunos criar um plano de segurança robusto para qualquer surf break do mundo. Os alunos aprenderão o processo de construção de uma equipe de segurança, incluindo a criação de uma lista de verificação das etapas críticas de preparação a serem concluídas antes das suas viagens de surf (por exemplo, locais de registro dos hospitais mais próximos, informações de contato para agências de resgate e emergência, tempo de resposta dos serviços de resgate de emergência, etc.). Os planos de ação de emergência são uma ferramenta de segurança indispensável, sem a qual os navegantes nunca devem sair de casa.

Instrutor: Capitão de Polícia de Oceanside Harbor e Supervisor de Segurança de Barcos de Ondas Grandes Jon Hoov.

7- Equipamento de segurança

Um surfista bem preparado é um surfista bem equipado. Este módulo destaca equipamentos essenciais para adicionar no quiver de segurança dependendo do contexto da missão de surf, incluindo kits de primeiros socorros, radiobalizas de localização, leashes de surf resistentes, acessórios de jet ski e muito mais. O módulo também fornece análise aprofundada de ambas as tecnologias de flutuação (ou seja, coletes de impacto e fatos), bem como coletes infláveis, incluindo o colete PSI da Patagonia.

Instrutores: Surfista profissional de ondas grandes Mark Healey e Andrew Reinhert, pesquisador e desenvolvedor de produtos da Patagonia.

8 – Resgate na água: resgate a nado, prancha de surf e jet ski

Estás preparado para salvar seu companheiro surfista? Este módulo instruirá os alunos como conduzir sem ajuda resgates a nado, resgates de prancha de surf, resgates de uma e duas pessoas em jet ski de uma vítima consciente e inconsciente, descompressão da coluna vertebral de uma vítima do oceano para a praia e importantes técnicas de comunicação na água para usar durante uma situação de emergência.

Instrutores: O proeminente especialista em segurança aquática Brian Keaulana, o surfista profissional de ondas grandes Kohl Christensen, o surfista profissional de ondas grandes Mark Healey e Pat Chong Tim, especialista em riscos oceânicos.

O BWRAG hospedará ao vivo “Sessões Pau Hana” de perguntas e respostas virtuais para os módulos de primeiros socorros, respiração consciente e gerenciamento de energia, equipamentos de segurança e resgate na água. Durante cada Sessão Pau Hana, os participantes do curso registados terão oportunidade de interagir com os instrutores e fazer perguntas sobre o conteúdo do módulo. A primeira sessão de Pau Hana está marcada para terça-feira, 26 de abril, com a surfista de ondas grandes, paramédica e instrutora de primeiros socorros do BWRAG, Andrea Moller. As datas dos eventos da Sessão Pau Hana para os outros módulos serão anunciadas numa data posterior.

Para aumentar ainda mais o impacto da sua missão para salvar vidas na linha, a BWRAG trabalha com seus parceiros globais para desenvolver uma linha de produtos e equipamentos para aqueles que desejam aprimorar suas caixas de ferramentas de segurança oceânica. Nas próximas semanas, o BWRAG lançará duas versões do seu kit de primeiros socorros Surf Responder, desenvolvidos em parceria com a North American Rescue e a Patagonia.

Novos planos por conta da pandemia

Em 2020 o BWRAG havia agendado 18 conferências presenciais pelo mundo; no Havaí, Califórnia, Carolina do Norte, Flórida, Austrália, Porto Rico, Chile, Peru, Tofino e Portugal, com planos de estender as ofertas na Ásia e na África nos próximos anos.

Essas conferências presenciais do BWRAG ofereciam treino no seu currículo proprietário de gestão de risco oceânico, certificação em RCP, primeiros socorros / intervenções médicas, respiração consciente e gerenciamento de energia, planejamento de ações de emergência, análise de picos de surf, previsão, revisão de equipamentos de segurança e resgate em água no oceano (por pessoa, prancha de surf e jet ski).

No entanto, a programação de 2020 sofreu um breakout e foi totalmente afetada pela pandemia de covid-19, e o BWRAG foi forçado a projetar uma nova maneira de entregar o seu treino para salvar vidas entre a comunidade global de surf. Daí a criação do Curso Online Surf Responder.

As inscrições  para o Curso Online Surf Responder Online estão abertas. Para obter mais informações sobre o curso e como se inscrever, visite o site www.bwrag.com.

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias

Italo Ferreira e o aéreo...

Em seu pós-bateria, Italo Ferreira vai até o armário dos competidores, coloca sua prancha...

Treino na Jaguaruna em véspera...

A equipe dos Jaguaboys realizou mais uma expedição off-shore em busca das grandes ondas...

“Parei com carne vermelha e...

O Circuito Mundial de Surf de 2021 começou com muitas mudanças para Gabriel Medina. Como...

Possível ataque de tubarão em...

Um bodyboarder está desaparecido desde a semana passada na África do Sul e as...