27 C
Papeete
sexta-feira, 24 maio, 2024
27 C
Papeete
sexta-feira, 24 maio, 2024

5 benefícios da acupuntura para o surf

Como qualquer outro esporte, o surf exige do corpo. Para evitar lesões, é preciso fortalecer, alongar, cuidar da alimentação, descansar direito etc. Muitos surfistas consagrados já descobriram faz tempo outra grande aliada: a acupuntura. Mas quais os benefícios da acupuntura para quem surfa? O que essa prática tão antiga traz de positivo para o corpo e a mente?

LEIA TAMBÉM: Alana Blanchard compartilha vídeo de treino em lockdown

LEIA TAMBÉM: Treno específico para o surf na quarentena

Para responder essas e outras perguntas, consultamos o fisiatra Marcus Vinícius Ferreira, autor do livro O que é acupuntura? (editora Brasiliense). A seguir, resumimos 5 benefícios da acupuntura, segundo o especialista:

Benefícios da acupuntura para o surf:

1 – A acupuntura traz uma sensação de relaxamento, que é essencialmente benéfica em situações de tensão, como em manhãs de ondas grandes e desafios árduos. Isso, por si só, já oferece uma série de vantagens para atletas que lidam constantemente com esportes de risco, como o surf.

2 – A acupuntura proporciona grande alívio para dores e lesões músculo-esqueléticas causadas por treinos e competições.

3 – Também tem a capacidade de trazer equilíbrio a funções afetadas pelo esforço do exercício, o que tem efeito oxidativo e relaxa a musculatura contraturada pós-esforço.

4 –  A prática pode ser usada na recuperação de lesões e também para ajudar no lado emocional, pois promove a produção de endorfina, que diminui o cortisol, o hormônio do estresse e da ansiedade.

5 – Entre os benefícios da acupuntura, está a melhoraria na qualidade do sono. O sono é importantíssimo para recuperação celular. Descansando direito, você acorda mais disposto e pronto para os próximos treinos. Quem quer melhorar o desempenho precisa dormir bem.

E aí, por que não tentar?

 

 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias