Publicidade:

BBQ Only Girls: o pioneiro projeto de surf trips internacionais para mulheres

O surf é um esporte que tem se tornado cada vez mais popular no Brasil. E dentro desse contexto, as mulheres também remam forte para conquistar mais espaço e respeito nesse universo predominantemente masculino. A próxima terça-feira (8), é o dia internacional para refletir sobre a luta e conquista das mulheres ao longo da história.

Veja também:

+ Na Onda Delas promove aulas gratuitas de surf para mulheres adultas em Búzios

+ Curvy Surfer Girl: movimento apoia a diversidade no surf feminino

+ A vez das mulheres nas poderosas ondas de Pipeline; víde

Pensando nisso, a Hardcore preparou uma ação. Até lá, todos os dias vamos trazer um conteúdo exclusivo sobre iniciativas que têm como missão colocar as mulheres como protagonistas dentro do universo do surf. 

A reportagem desse sábado (5), é sobre a BBQ (Barca da Bruna Queiroz), o projeto que leva mulheres para surf trips internacionais. Durante o ano todo, várias edições de viagens acontecem para picos clássicos de altas ondas na América Central. São eles, Costa Rica, Nicarágua e El Salvador.

Como surgiu a BBQ Only Girls

A idealizadora da barca de surf, Bruna Queiroz, que é formada em turismo e vive em Maresias, no litoral norte de São Paulo, teve a ideia de criar o projeto a partir de um momento delicado da sua vida de surfista. 

Depois de investir nas competições de surf entre 2003 e 2011, ela chegou ao Circuito Brasileiro Profissional de Surf. No entanto, o evento acabou no final de 2011 por falta de patrocínio. E diante desse infeliz contexto do surf feminino profissional, ela percebeu que precisaria se reinventar para sobreviver.

Foi assim que, em 2012, Bruna encontrou um mercado promissor e gratificante em que ela foi pioneira. “Comecei a organizar surf trips femininas internacionais, pois nenhuma mulher no Brasil fazia isso ainda”, conta ela. “Existiam somente grupos para homens”, completa. 

O propósito das surf trips para mulheres

Atualmente, a Bruna, da BBQ, está a caminho da 53ª viagem e já levou mais de 430 mulheres para surfar ondas perfeitas gringas. São 10 anos de muita experiência em surf, nos picos da América Central e em unir mulheres, das mais diversas faixas etárias, para uma grande experiência de viagem.

“O propósito inicial era levar meninas para surfar ondas perfeitas, evoluírem e se divertirem. Hoje o projeto é meu propósito de vida, e vai muito além de só surf”, conta ela. “É sobre sororidade, acolhimento, autoconfiança, amizades e aprendizados!”.

A história da Bruna pode inspirar mulheres tanto a surfar como a empreender. Além dela ter criado o primeiro canal de surf trips a abrir as portas para meninas que tinham o sonho de surfar e evoluir, ela encontrou uma forma de sobreviver com algo que transformou a sua vida: o surf.

E hoje, a partir da BBQ, Bruna transforma também a vida de outras mulheres.

Para ficar atenta nas próximas viagens, confira o Instagram BBQ Only Girls.

Texto por Mariana Broggi

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias