21.9 C
Hale‘iwa
sexta-feira, 19 abril, 2024
21.9 C
Hale‘iwa
sexta-feira, 19 abril, 2024

Arábia Saudita torna-se 110º membro da ISA

A Associação Internacional de Surf (ISA, na sigla em Inglês), anunciou hoje a aprovação provisória da Arábia Saudita como o 110º país membro.

Veja também:

Federação Russa de Surf reage à punição da ISA: “O esporte deveria unir”

Punta Rocas, uma das ondas mais constantes do mundo

Quer cansar as pernas? Conheça os 7 picos com as ondas mais longas do mundo

“A Arábia Saudita é a última nação de surf não tradicional que se junta a nós e reflete o forte desejo da ISA de expandir continuamente o esporte a novas regiões e culturas”, declarou a entidade em nota a imprensa.

Objetivos

Segundo o comunicado, a ISA e a Federação Saudita de Surf vão trabalhar juntas para impulsionar o desenvolvimento do surf e SUP na Arábia Saudita. No próximos meses, os Cursos de Coaching da ISA para Surf e SUP e um Curso de Julgamento da ISA serão organizados no país.

Após esses esforços iniciais de desenvolvimento, a Federação Saudita de Surf  (SSF, na sigla em Inglês) pretende lançar uma série de competições nacionais, o que inclui o inaugural Campeonato Nacional do Reino da Arábia Saudita (KSA) de surf e SUP, no início de 2023.

A SSF foi fundada em novembro de 2021 e já é reconhecida pelo Comitê Olímpico Saudita. A entidade é liderada pela CEO Nouf Al Nasser que está empenhada em incentivar o surf no país como um exemplo de desenvolvimento e diversidade.

Agora, após a aprovação provisória pelo Comitê Executivo da ISA, a SSF será submetida à próxima Assembleia Geral Anual da ISA em novembro para aprovação total.

“Estou animado para que nossos amigos na Arábia Saudita experimentem a alegria e o amor do surf em todas as suas formas através do nosso apoio a esta nova Federação Saudita de Surf”, disse o presidente da ISA, Fernando Aguerre. “Mal posso esperar para ver os efeitos positivos do surf nas mulheres e homens jovens da Arábia Saudita com esta nova federação!”, completou.

A CEO da Federação Saudita de Surf, Nouf Al Nasser, se pronunciou:

A Federação Saudita de Surf está muito animada em se juntar à ISA neste momento extremamente importante para o esporte após sua estreia bem-sucedida nas Olimpíadas de Tóquio. Acreditamos firmemente que nossa associação à ISA nos ajudará a acelerar o desenvolvimento do surf, stand-up-paddle e wakesurf em todo o país.

Com o surf confirmado nos Jogos Olímpicos até pelo menos 2028, haverá um destaque mais forte em nosso esporte, que esperamos inspirar a próxima geração de sauditas a participar de todas as disciplinas de surf.

Nosso objetivo é ver jovens sauditas do sexo feminino e masculino praticando surf, SUP e wakesurf – com a ambição de longo prazo é nutrir atletas sauditas de surf para que possam competir em uma futura Olimpíada.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por ISA (@isasurfing)

Surf na Arábia Saudita?

Apesar do país não ser muito constante de onda, por vezes os ventos do deserto sopram e rola uma condição surfável no Golfo Pérsico.

É verdade que o local não é o mais indicado para uma surf trip com os amigos, mas muitos apaixonados pelo surf com certeza escolheria aproveitar as condições raras se estivessem por lá.

Rafael Howell tinha apenas 6 anos e ficou conhecido como o primeiro surfista da Arábia Saudita. Durante  três meses do inverno de 2017, o grommet surfou sozinho num point-break de direitas que rolava ocasionalmente rente a um píer de pedras.

Aperte play e assista o vídeo que conta também com outras aventuras na Arábia Saudita:

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias