22.1 C
Hale‘iwa
quinta-feira, 25 abril, 2024
22.1 C
Hale‘iwa
quinta-feira, 25 abril, 2024

Descubra as 7 ondas mais longas do mundo

Qual surfista não ama pegar uma onda extensa? Seja qual for sua preferência, uma coisa é certa: independentemente de tamanho, todo surfista ama pegar ondas compridas, que lhe possibilitem manobras e “desenhar” à vontade. Enfim, aquelas que permitem incontáveis manobras e longos momentos deslizando na água do mar. Por isso selecionamos sete picos com as ondas mais longas do mundo, sendo uma delas no Brasil. Confira.

Veja também:
Esse foi o ‘maior tubo em anos’ de Jamie O’Brien
Mais um brasileiro disputa recorde mundial de maior onda
NASA divulga imagem da gigante onda de Nazaré vista do espaço

 

Chicama, Peru

Essa você já sabia, né? Chicama é conhecida por ser a onda mais longa do mundo. O pico, localizado perto de uma pequena vila de pescadores no norte do Peru, precisa de uma ondulação de sul-sudoeste para funcionar perfeitamente. Nesses casos, a onda pode chegar a 4 quilômetros de comprimento!

Chicama, a onda mais longa do mundo.

Skeleton Bay, Namíbia

Daqueles picos raros. Que só quebra perfeitamente a partir de uma junção de fatores, mas quando isso acontece, é realmente muita, mais muita qualidade. Skeleton fica na Namíbia, país que faz fronteira com a África do Sul, e é o tubo mais longo do mundo. Isso faz com que muitos sul-africanos viajem até lá quando as condições apontam para dias clássicos. Mesmo assim, é preciso contar com a sorte, porque é realmente raro que o swell encaixe muito bem por lá.

Skeleton Bay: entre as ondas mais longas do mundo, com o tubo mais extenso do mundo.

Pavones, Costa Rica

A Costa Rica é banhada tanto pelo Oceano Pacífico, quanto pelo Oceano Atlântico, e no litoral sul do país existe uma pequena cidade chamada Pavones. Lá está esse point break incrível do lado Pacífico que funciona de sudoeste. Chegando em Pavones, prepare-se para essa esquerda épica muito longa com centenas de metros de comprimento.

Pavones, entre a esquerda mais longa do mundo. Foto: Lorena Montenegro

Jeffrey’s Bay, África do Sul

Além de ser uma das direitas mais compridas, J-Bay é uma das melhores ondas do mundo. Ali você pode treinar tudo: manobras, tubos e aéreos. No entanto, muitos profissionais comentam que para desenvolver uma leitura realmente apurada em J-Bay, é preciso conhecer muito bem e treinar muito nessa onda. Ah! E o pico tem muito tubarão branco, afinal, como se esquecer do encontro de Mick Fanning com um gigante na final da etapa em 2015?

Jeffreys Bay, 2019
A espetacular J-Bay.

Raglan, Nova Zelândia

Sabe o icônico filme Endless Summer? Foi exatamente nesse filme que o pico ficou conhecido. Depois da emblemática aparição nesse clássico do cinema surf, Raglan logo passou a ser a cidade mais procurada por surfistas na Nova Zelândia. O pico que a tornou famosa é Manu Bay, que fica bem perto da cidade. Mas a onda fica longa mesmo quando, em dias épicos, conecta desde Indicators, pico mais distante, passa por Whale Bay e termina em Manu Bay. Imperdível.

Raglan, exótica e deslumbrante.

Superbank, Austrália

Um dos picos mais conhecidos de surf do mundo e com a maior quantidade de surfista por metro quadrado. Mesmo assim, Coolangantta, no extremo sul da Gold Coast, merece entrar na lista por sua extensão e qualidade de onda. Em raras condições, geralmente ocasionada por ciclones, é possível surfar de Snapper Rocks até Kirra. Quando isso acontece, estamos falando de uma onda de 1,5 quilômetros de comprimento. Suas pernas aguentariam?

Superbank… Um sonho chamado Austrália.

Pororoca, Brasil

Você imaginou que nessa lista entraria a onda de um rio? Essa onda localizada no rio Amazonas rola duas vezes por ano, só quando as condições de maré se alinham perfeitamente. Quando isso acontece, falamos de uma onda perigosa e rápida, que pode chegar a cerca de 3,5 metros de altura. Definitivamente, esse não é um pico pra qualquer surfista. No entanto, com técnica, equipamento e equipe de apoio, é possível pegar a Pororoca e surfá-la por mais de 10 quilômetros! O recorde de onda mais longa já surfada por lá é de quase 40 minutos, com uma extensão de 12,5 quilômetros. Incrível, né?

Solta o vídeo com essa onda resultante de um incrível fenômeno, que coloca o Brasil nessa  lista das ondas mais longas do mundo:

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias