A Associação Internacional de Surf (ISA, na sigla em Inglês), anunciou hoje a aprovação provisória da Arábia Saudita como o 110º país membro.
Veja também:
+ Federação Russa de Surf reage à punição da ISA: “O esporte deveria unir”
+ Punta Rocas, uma das ondas mais constantes do mundo
+ Quer cansar as pernas? Conheça os 7 picos com as ondas mais longas do mundo
“A Arábia Saudita é a última nação de surf não tradicional que se junta a nós e reflete o forte desejo da ISA de expandir continuamente o esporte a novas regiões e culturas”, declarou a entidade em nota a imprensa.
Objetivos
Segundo o comunicado, a ISA e a Federação Saudita de Surf vão trabalhar juntas para impulsionar o desenvolvimento do surf e SUP na Arábia Saudita. No próximos meses, os Cursos de Coaching da ISA para Surf e SUP e um Curso de Julgamento da ISA serão organizados no país.
Após esses esforços iniciais de desenvolvimento, a Federação Saudita de Surf (SSF, na sigla em Inglês) pretende lançar uma série de competições nacionais, o que inclui o inaugural Campeonato Nacional do Reino da Arábia Saudita (KSA) de surf e SUP, no início de 2023.
A SSF foi fundada em novembro de 2021 e já é reconhecida pelo Comitê Olímpico Saudita. A entidade é liderada pela CEO Nouf Al Nasser que está empenhada em incentivar o surf no país como um exemplo de desenvolvimento e diversidade.
Agora, após a aprovação provisória pelo Comitê Executivo da ISA, a SSF será submetida à próxima Assembleia Geral Anual da ISA em novembro para aprovação total.
“Estou animado para que nossos amigos na Arábia Saudita experimentem a alegria e o amor do surf em todas as suas formas através do nosso apoio a esta nova Federação Saudita de Surf”, disse o presidente da ISA, Fernando Aguerre. “Mal posso esperar para ver os efeitos positivos do surf nas mulheres e homens jovens da Arábia Saudita com esta nova federação!”, completou.
A CEO da Federação Saudita de Surf, Nouf Al Nasser, se pronunciou:
A Federação Saudita de Surf está muito animada em se juntar à ISA neste momento extremamente importante para o esporte após sua estreia bem-sucedida nas Olimpíadas de Tóquio. Acreditamos firmemente que nossa associação à ISA nos ajudará a acelerar o desenvolvimento do surf, stand-up-paddle e wakesurf em todo o país.
Com o surf confirmado nos Jogos Olímpicos até pelo menos 2028, haverá um destaque mais forte em nosso esporte, que esperamos inspirar a próxima geração de sauditas a participar de todas as disciplinas de surf.
Nosso objetivo é ver jovens sauditas do sexo feminino e masculino praticando surf, SUP e wakesurf – com a ambição de longo prazo é nutrir atletas sauditas de surf para que possam competir em uma futura Olimpíada.
Ver essa foto no Instagram
Surf na Arábia Saudita?
Apesar do país não ser muito constante de onda, por vezes os ventos do deserto sopram e rola uma condição surfável no Golfo Pérsico.
É verdade que o local não é o mais indicado para uma surf trip com os amigos, mas muitos apaixonados pelo surf com certeza escolheria aproveitar as condições raras se estivessem por lá.
Rafael Howell tinha apenas 6 anos e ficou conhecido como o primeiro surfista da Arábia Saudita. Durante três meses do inverno de 2017, o grommet surfou sozinho num point-break de direitas que rolava ocasionalmente rente a um píer de pedras.
Aperte play e assista o vídeo que conta também com outras aventuras na Arábia Saudita: