Das centenas de praias para o surf no planeta Terra, apenas 12 recebem o título de “Reserva Mundial de Surf” pelo programa da ONG Save The Waves Coalition até o momento.
Cinco delas estão na América Latina, sendo uma no Brasil, em Guarda do Embaú, Santa Catarina.
+ Playa Hermosa torna-se a primeira reserva mundial de surf na América Central
Cinco critérios são considerados na escolha dos locais:
- Qualidade e consistência das ondas;
- Características ambientais únicas do local;
- Seu papel na cultura e história do surfe;
- O apoio e participação da comunidade;
- E se é uma área de proteção prioritária para conservação.
Malibu, na Califórnia, foi a primeira praia do mundo a ganhar o título de “Reserva Mundial de Surf”.
Na ocasião, a praia californiana foi destaque “por conta do papel fundamental que desempenhou no nascimento da cultura do surf moderno”, bem como pela riqueza do ecossistema que a envolve.
+ Como o surf ajudou a economia de El Salvador
Na Austrália, Gold Coast e Noosa também receberam a distinção, assim como Santa Cruz, nos Estados Unidos.
Cinco Reservas Mundiais de Surf na América Latina
A América Latina conta com cinco praias na lista das ‘Reservas Mundiais de Surf’, sendo Huanchaco, no Peru, a primeira a receber a distinção, em 2013.
Esta vila de pescadores de origem pré-colombiana é famosa “por suas ondas constantes e limpas”, mas também por seus barcos tradicionais conhecidos como Caballitos de Totora.
+ Conheças as ondas de North Devon, a mais nova Reserva Mundial de Surf
“Huanchaco tem tradição no surf que remonta a milhares de anos. Parabenizo todos os peruanos por se empenharem em preservar e proteger esta praia única e histórica”, disse Felipe Pomar, campeão mundial de surfe em 1965.
A outra praia é a Baía de Todos Santos, no México, que recebeu o título de reserva mundial de surf em 2014.
Considerada o berço do surfe no México, esta área da costa do Pacífico mexicano oferece todo tipo de desafios para iniciantes e mais experientes por conta das suas excelentes ondas.
Em 2017, Punta de Lobos, no Chile, recebeu a distinção. Essa praia tem ondas que podem quebrar de 1 a 10 metros de altura, com tubos podendo chegar a mais de 800 metros.
Essa praia também é conhecida por sua biodiversidade, com uma grande variedade de espécies marinhas e plantas endêmicas.
Guarda do Embaú, no Brasil, recebeu o título de reserva mundial de surf em 2019.
Localizada a 46 km ao sul de Florianópolis, essa praia oferece ondas de qualidade que quebram o ano todo, e está localizada ao lado do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a maior unidade de conservação do estado de Santa Catarina.
Ali se forma um ambiente natural que inclui o rio Madre, um estuário intacto e dunas.
Em 2022, a Praia Hermosa, na Costa Rica, recebeu o título de “Reserva Mundial de Surfe” graças à “incrível biodiversidade da área, ao forte apoio da comunidade, a uma visão de conservação claramente articulada, bem como às suas ondas de classe mundial”.
Lá, grande parte dos negócios locais centrados em torno do surfe.