Aos cinco anos de idade, o australiano Matt Formston foi diagnosticado com Distrofia Macular, uma rara condição ocular que o deixou com apenas 3% de sua visão. Em vez de se deixar limitar por isso, Formston se dedicou a provar que tudo é possível. Após conquistar quatro títulos mundiais de Surf Adaptado, ele estabeleceu um objetivo ainda maior: surfar uma onda de 50 pés em Nazaré, Portugal.
“Como uma pessoa cega, é mais fácil surfar ondas maiores,” diz Formston no trailer de “The Blind Sea”, filme que documenta sua jornada e estreia em 15 de agosto (veja abaixo). “As pessoas sempre me diziam: ‘você não pode fazer isso porque é deficiente’. Com o tempo, percebi que tentava todas essas coisas e conseguia realizá-las. Então, sempre que alguém me dizia ‘você não pode fazer isso’, eu fazia, e minha experiência de vida foi que as pessoas vão te dizer que você não pode fazer algo, mas se você tentar, você pode.”
+ Havaí aprova lei banindo mineração marinha
Após anos de preparação e com a ajuda e apoio de Dylan Longbottom, Lucas Chianca, Joel Parkinson, Layne Beachley entre outros, Formston foi rebocado em um dia de grandes ondas em Nazaré, sendo puxado para uma onda de 50 pés que estabeleceu um novo Recorde Mundial do Guinness para a maior onda surfada por um homem com deficiência visual.
Escrito, dirigido e editado pelo cineasta premiado, Daniel Fenech, ‘The Blind Sea’ combina retratos íntimos com ação épica para produzir um filme que precisa ser ouvido tanto quanto visto. Sobre sua decisão de enfrentar Nazaré e participar do filme, Matt Formston comenta: “Para as pessoas que têm uma deficiência, quero mostrar alguns dos processos que uso para superar os obstáculos da vida. E para as pessoas que não têm uma deficiência, quero mostrar que ter uma deficiência não significa aceitar uma vida de limitações. Se eu consegui fazer as coisas que fiz com uma deficiência, talvez todos nós sejamos capazes de mais do que as outras pessoas gostariam que acreditássemos.”
Assista ao trailer de The Blind Sea:
Fonte: Surfer.com