O governador do Havaí, Josh Green, assinou uma nova lei que proíbe a mineração marinha em todas as águas havaianas. A medida visa proteger os ecossistemas locais, que abrigam espécies ameaçadas como baleias-jubarte, focas-monge e arraias-manta, além de garantir a sustentabilidade da pesca local.
Denominada Lei de Prevenção da Mineração do Fundo do Mar do Havaí (SB2575), a nova legislação, idealizada pelo senador Chris Lee, proíbe a mineração, extração e remoção de minerais do leito oceânico em todas as águas marinhas do estado. Além disso, a lei impede a emissão de licenças para atividades relacionadas à mineração do fundo do mar.
Embora seja considerada uma alternativa menos impactante em comparação à mineração terrestre, estudos apontam que a mineração do leito marinho acarreta riscos ecológicos significativos, como a formação de grandes plumas de sedimentos e o aumento dos níveis de toxinas.
De acordo com o Senador Chris Lee, a proteção das águas havaianas é crucial não apenas para preservar habitats ameaçados e organismos antigos, como corais com milhares de anos, mas também para garantir a sustentabilidade da pesca, respeitar direitos culturais e evitar danos ao turismo e à economia local, que estão intrinsecamente ligados à saúde ambiental.
“A medida faz com que o Havaí se junte aos estados do Pacífico dos EUA que promulgaram legislação semelhante para proteger a vida marinha e os ecossistemas vulneráveis, salvaguardar a indústria da pesca e do turismo e proteger águas importantes para muitos grupos das Ilhas do Pacífico. Juntos, eles protegem uma extensão de oceano que cobre uma área de aproximadamente 10.000 milhas quadradas”, afirmou Lee.
+ Children of Teahupo’o: a magia da onda olímpica e sua gente
A mineração do leito marinho é popular em outras regiões do mundo, como a África e a Indonésia. A nova lei do Havaí pode, portanto, servir de inspiração para que outros países considerem medidas semelhantes para proteger seus ecossistemas marinhos.
A legislação é vista como uma vitória significativa para a preservação ambiental e um passo importante para garantir a sustentabilidade dos recursos marinhos para as futuras gerações.