28.7 C
Suva
sábado, 23 novembro, 2024
28.7 C
Suva
sábado, 23 novembro, 2024

Igor Moraes leva primeiro 10 da história do Circuito Banco do Brasil de Surfe

Por Redação

O paulista Igor Moraes conseguiu a primeira nota 10 da história do Circuito Banco do Brasil de Surfe neste sábado (20) na praia de Itaúna. Após o feito inédito, no entanto, ele perdeu para o argentino Franco Radziunas nas semifinais dos títulos do QS 5000 do Saquarema Surf Festival.

+ Gabriel Medina abandonar o Circuito Mundial é uma má ideia
+ Filipe Toledo representa o surf brasileiro no Laureus World Sports Awards

Apesar da derrota, o paulista de São Sebastião, mesma cidade do tricampeão mundial Gabriel Medina e onde cresceram os irmãos Miguel e Samuel Pupo, proporcionou um momento único, que levantou a torcida que encheu o Maracanã do surfe no sábado. Ele já tinha vencido o primeiro confronto do dia e abriu as quartas de final com o também paulista Edgard Groggia, que conseguiu uma nota 8,67 numa onda incrível e somou com o 5,50 da que tinha surfado antes.

Igor então precisou de 9,87 para vencer nos minutos finais e pegou uma esquerda gigante. Ele começou com uma rasgada na parede e finalizou com um ataque insano numa junção cavernosa. O paulista vibrou quando completou a manobra, ficando em pé na prancha no meio do espumeiro. Os cinco juízes deram nota 10 unânime, a primeira das 10 etapas do Circuito Banco do Brasil de Surfe realizadas desde 2022. Com a nota máxima, Igor Moraes virou o placar para 14,30 a 14,17 pontos do Edgard Groggia.

“Eu sabia que tinha que ser numa onda gigante, eu só pedi uma onda grande e Deus me enviou. Veio uma menor ali que eu fiquei na dúvida, se ia ou não ia. Faltava pouco tempo, mas vi outra série entrando, eu remei pro fundo, acreditei muito, pedi muito pra Deus uma onda gigante, porque eu precisava de praticamente um 10 e foi incrível”, disse Igor.

O argentino Franco Radziunas vai enfrentar o catarinense Lucas Vicente, que conquistou o último título mundial Junior do Brasil na World Surf League em 2019. A final na segunda etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe será a segunda dele em eventos do Qualifying Series. Lucas derrotou o paulista Kaue Germano no último duelo do sábado e agora vai disputar a liderança do ranking sul-americano da WSL.

Feminino

Enquanto os homens tiveram que enfrentar o mar desafiador do sábado três vezes, as meninas só disputaram duas baterias para formar uma final feminina inédita nesta quarta edição do Saquarema Surf Festival. Elas mostraram muita atitude para encarar as condições extremas da Praia de Itaúna. A melhor foi Laura Raupp, que fez os recordes femininos do dia – nota 6,83 e 13,00 pontos – na semifinal com a argentina Vera Jarisz. Esta será a sua terceira final consecutiva em etapas do QS esse ano. Perdeu a primeira para Tainá Hinckel em Florianópolis, mas vingou essa derrota para a campeã sul-americana na primeira etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe em Torres e vai decidir mais um título em Saquarema.

“Estou superfeliz e essas ondas estão parecidas com o Havaí”, comparou Laura Raupp. “Eu já tenho 5 temporadas havaianas, então acho que já estava preparada para isso”.

Laura Raupp e Arena Rodriguez Vargas vão decidir dois títulos no Saquarema Surf Festival. O primeiro será o da categoria Pro Junior, que a brasileira já vai fazer a sua terceira final. Laura vai tentar o bicampeonato contra Arena, que lidera o ranking sul-americano Pro Junior de 2024 por ter vencido a primeira etapa no Peru, a atual campeã sul-americana desta categoria, Isabelle Nalu, além da vencedora do Saquarema Surf Festival no ano passado, a peruana Kalea Gervasi.

Nas ondas gigantes do sábado, Laura Raupp passou pela equatoriana Genesis Garcia nas quartas de final e pela argentina Vera Jarisz nas semifinais. Já Arena Rodrigues Vargas derrotou duas brasileiras, a experiente Silvana Lima nas quartas, depois a destemida carioca Julia Duarte, que tinha barrado a tricampeã sul-americana Daniella Rosas, que já teve seu nome registrado no Troféu Leo Neves em 2022. Agora, a decisão desta segunda etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe, vale a liderança no ranking regional da WSL South America, que classifica 7 homens e 3 mulheres para o Challenger Series.

Finais do domingo

Neste domingo (21), serão conhecidos os campeões das seis competições disputadas desde segunda-feira, ao vivo pelo WorldSurfLeague.com.

O último dia será iniciado pelas semifinais masculinas do Longboard. Depois começam as finais do Saquarema Surf Festival e a primeira será a da categoria Pro Junior feminina, entre as brasileiras Laura Raupp e Isabelle Nalu e as peruanas Arena Rodriguez Vargas e Kalea Gervasi. A segunda é do Pro Junior masculino, com o local de Saquarema, Rickson Falcão, enfrentando Leo Casal, Cauet Frazão e Lucas Rosario. Depois vem as decisões do Longboard e o título feminino será disputado pelas brasileiras Kate Brandi, Ayllar Cinti, Rayane Amaral e Evelin Neves. Já a masculina ainda será definida no domingo.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias