25.7 C
Suva
domingo, 24 novembro, 2024
25.7 C
Suva
domingo, 24 novembro, 2024

Salina da Cruz ameaçada por construção de Porto

Salina Cruz, região onde estão localizadas algumas das melhores ondas do México, está ameaçada por conta da construção de um porto.

O alerta foi lançado pela ONG Save The Waves, que há três anos monitora o “Plano de Desenvolvimento do Istmo de Tehuantepec”, anunciado pelo governo mexicano, que inclui o desenvolvimento de um novo porto industrial na região de Salina Cruz.

Embora o presidente do México tenha explicado em várias ocasiões que este projeto respeita a história das comunidades e o meio ambiente, a Save The Waves aponta para o fato da necessidade de dragagem para a entrada de navios na baía onde estão localizadas a praia do Brasil, a praia Azul, a lagoa Salinas del Marqués e a zona de surf conhecida como Punta Conejo.

Veja também:

+ Vans Pipe Masters: João Chianca entra na lista

+ “Peace & Power”: A trajetória de Filipe Toledo rumo ao título mundial

+ Saquarema Surf Festival termina com quatro vitórias do Brasil e duas do Peru em Itaúna (RJ)

Por mais que estudos de impacto ambiental sejam realizados, é inegável que operações de dragagem provocam impacto direto em zonas costeiras, trazendo risco iminente ao equilíbrio da flora e fauna da área, além de alterar substancialmente a dinâmicas das ondas.

A ONG reconhece a importância de uma nova área portuária para a economia do México, mas pede ao governo mexicano que explore outras alternativas que causem menos danos ao ecossistema e à comunidade local de Salina Cruz, totalmente dependente do turismo e da pesca.

Vale reforçar, ainda, que a região é o habitat de espécies ameaçadas de extinção, como a tartaruga-de-couro e a tartaruga-oliva, e a principal fonte econômica para os pescadores locais (pesca de camarão com técnicas tradicionais e extração de sal). Com a construção do novo porto, esta zona úmida seria destruída.

Da mesma forma, Punta Conejo é uma área de surf reconhecida internacionalmente. É uma zona com elevado valor geológico e cultural para o ecoturismo e surf, e o desenvolvimento do novo porto terá um impacto direto na zona de surf.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias