Uma baleia jubarte morta foi encontrada por moradores e turistas que passavam pela praia de Riviera de São Lourenço, localizada em Bertioga, litoral norte de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (2). O animal estava encalhado na areia já sem vida.
O Instituto Biopesca, que integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), confirmou a aparição da baleia após ser notificado no começo da manhã. O Instituto Gremar, que faz resgate de animais marinhos na região, também foi acionado.
Uma equipe do Gremar deslocou-se à praia de Riviera de São Lourenço para verificar a ocorrência da baleia encalhada já morta.
Veja também:
+ Pro G-Land: entenda o novo formato das baterias
+ “Tomamos mais de 400 picadas na Ilhabela,” diz turista
+ Surfista de ondas grandes processa WSL depois de quase morrer afogado em Nazaré
Os biólogos e técnicos de campo do Instituto ainda se encontram no local para o exame de necropsia, mas informaram que é possível adiantar que trata-se de um animal da espécie jubarte (Megaptera novaeangliae), macho, com aproximadamente 11 metros de comprimento.
Há uma marca evidente de lesão causada por petrecho de pesca no corpo da baleia jubarte morta, o que pode indicar a causa do óbito.
O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga.
Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711 4120.
Fonte: GO Outside