25.7 C
Suva
sexta-feira, 22 novembro, 2024
25.7 C
Suva
sexta-feira, 22 novembro, 2024

Challenger Series: Jadson André e Michael Rodrigues pontuam alto

O Boost Mobile Gold Coast Pro, primeira parada 2022 do Challenger Series da WSL, teve início no dia 7 de maio de 2022, em ondas perfeitas em Snapper Rocks, Austrália. Os competidores nas 18 baterias de abertura da rodada dos 96 puderam mostrar seu arsenal de manobras em ondas super limpas de um metro de altura.

Confira:
+ O primeiro grande swell de 2022 em Teahupoo
+ Laje de Ubatuba desperta no domingo de Páscoa

O potiguar Jadson André foi destaque do dia por registrar a combinação das duas ondas mais altas do evento até agora, com 17,50 pontos totais.

“É tão bom estar de volta aqui em Snapper Rocks”, disse André. “Sempre foi um dos meus lugares favoritos no Tour e essa é uma onda incrível. Há uma grande comunidade brasileira na Gold Coast, então sempre sentimos muito apoio aqui. Foi bom pegar algumas ondas muito boas hoje e poder surfar do jeito que eu queria. Deve ser assim por alguns dias, então estou muito animado,” contou André, que dedicou a vitória ao amigo aniversariante Italo Ferreira.

Um total de 15 brasileiros competiram nas 18 baterias iniciais e oito brasileiros avançaram adiante. Além de André, Michael Rodrigues (veja no vídeo abaixo) também foi destaque do dia. Foi de Rodrigues o segundo maior somatório do dia, de 17.47 pontos.

Rodrigues somou 9.07 e 8.40 pontos para avançar na competição, na mesma bateria em que o surfista da Indonésia, Reo Inaba, tomou a segunda posição do local do litoral norte paulista, Robson Santos, que acabou eliminado ao ficar em terceiro.

Além de André e Rodrigues, Samuel Pupo brilhou com vitória na última onda surfada para seguir adiante na disputa, firmando o segundo lugar na bateria, com o havaiano Ian Gentil em primeiro.

Samuel Pupo, Challenger Series 2022, Snapper Rocks. Foto: Matt Dunbar / WSL
Samuel Pupo, Challenger Series 2022, Snapper Rocks. Foto: Matt Dunbar / WSL

Samuel Pupo, Mateus Herdy, Marco Fernandez, Willian Cardoso, Thiago Camarão e João Chianca, foram os demais brasileiros que seguiram adiante no evento.

Já Deivid Silva, Jessé Mendes, Weslley Leite, Ian Gouveia e Peterson Crisanto, deram adeus ao evento.

Ainda vão estrear na competição Alex Ribeiro, Eduardo Motta, Alejo Muniz, Lucas Silveira e Matheus Navarro.

Entre os gringos que perderam seu lugar na elite mundial da WSL, Imaikalani Devault (HAW), Conner Coffin (EUA), Morgan Ciblic (AUS), Lucca Mesinas (PER) e Owen Wright (AUS), firmaram vitórias sólidas em Snapper.

Devault e Cibilic dominaram suas baterias com excelentes pontuações de onda única. Quanto a Coffin e Wright, dois competidores que ninguém esperava ver fora da Tour, ambos aproveitaram o ano de experiência que tiveram em Snapper Rocks para reivindicar vitórias.

Os australianos Connor O’Leary, Callum Robson e Jackson Baker, também fizeram bonito para avançar nos seus confrontos.

Em segundo, Herdy brilhou na Austrália

A terceira bateria do dia viu um confronto incrível entre dois dos mais empolgantes rookies da WSL, o brasileiro Mateus Herdy e o indonésio Rio Waida. A dupla travou um embate acirrado nas condições perfeitas proporcionadas pela maré baixa, com Waida levando vantagem e vencendo a bateria com uma combinação de duas ondas gerando 15,74 pontos, enquanto Herdy progrediu na segunda posição com uma exibição igualmente impressionante.

Um surfista da elite mundial que foi uma derrota chocante no primeiro dia em Snapper, foi o número 3 do mundo, Jack Robinson (AUS), que acabou de vencer o Margaret River Pro na semana passada.

A Challenger Series, CS, é o campo de batalha onde os surfistas competem para se qualificarem para a elite do surf da WSL. Após a temporada de CS de 2022, os 10 melhores homens e as 6 melhores mulheres no ranking da Challenger Series se qualificarão para a temporada de 2023 do CT. Das oito competições da Challenger Series, apenas os cinco primeiros resultados contarão para as classificações de final de ano.

Clique aqui para conferir os resultados da rodada dos 96 do CS em Snapper Rocks.

A próxima chamada para o Gold Coast Pro acontece neste sábado, às 17h45 (de Brasília).

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias