21.9 C
Hale‘iwa
terça-feira, 30 abril, 2024
21.9 C
Hale‘iwa
terça-feira, 30 abril, 2024

Jordy para John John em Trestles

 

 Por Felipe Fernandes

O sul-africano Jordy Smith derrotou o havaiano John John Florence final do Hurley Pro 2014, oitava etapa da temporada, encerrada nesta quinta-feira, em ondas entre 3 e 4 pés prejudicadas pelo vento norte, no famoso pico de Lowers Trestles, San Clemente, Califórnia (EUA). 

A FINAL

Jordy começou a decisão com a missão de quebrar a hegemonia de quatro vitórias de John John em quatro confrontos entre os dois. Apesar do retrospecto, foi Jordy Smith quem começou ditando o ritmo com três manobras fortes em uma direita curta, que lhe rendeu 9.33. A sensação havaiana não se intimidou e anotou 8.60 e 7.27 com patadas explosivas e um surf imprevisível nas direitas de Trestles. 

Precisando de 6.55, Jordy demorou para encontrar outra onda com parede, mas não desperdiçou a chance que teve. Manobrou com pressão até o inside abrindo vários arcos para descolar 7.17 e confirmar sua primeira vitória em águas californianas no WCT. 


Jordy Smith conquista primeira vitória em águas californianas. Foto: ASP/Kirstin
 

MEDINA CONTINUA LÍDER

O paulista Gabriel Medina vinha forte na etapa, mas acabou tropeçando diante do australiano Adrian Buchan na segunda quarta de final. Mesmo com a derrota, Medina continua líder do ranking. Dono do segundo posto, Kelly Slater parou diante do vice-campeão na semifinal e manteve-se na segunda colocação, com 6.500 pontos de desvantagem para o líder.

BRASILEIROS CAEM 

O paulista Gabriel Medina apostou nas esquerdas para aplicar seu jogo aéreo, enquanto Buchan aproveitou as longas direitas e triturou lip com um surf de borda cheio de pressão. 

Ace controlou bem a prioridade e soube aproveitar as falhas de Medina para eliminar o atual número 1 do mundo. Adrian desequilibrou ao explodir uma longa direita até o inside, para cravar 9.43 e fechar a bateria com o placar de 17.43 contra 14.77 do brasileiro. 


Medina não consegue imprimir seu jogo aéreo e acaba eliminado por Ace Buchan. Foto: ASP/Kirstin

Na entrevista pós-bateria, Buchan contou – em tom de brincadeira – que já havia recebido o agradecimento dos concorrentes ao título Kelly Slater, Joel Parkinson e Mick Fanning, por eliminar o atual líder do ranking. 

Na bateria seguinte, foi a vez do paulista Adriano de Souza sofrer com a falta de ondas e acabar eliminado pelo havaiano vice-campeão John John Florence. Nos primeiro minutos, Adriano aproveitou uma das poucas ondas de qualidade do confronto e cravou 7.83, mas John John fez bonito na de trás e anotou o primeiro high score do duelo – 9.17. 

Enquanto Mineiro esperava pelas séries que não vieram, o havaiano dropou várias intermediárias até completar um aéreo com alto grau de dificuldade e conseguir 8.20, concretizando a vitória com 17.37 contra 9.26 do paulista. 

Ainda nas quartas, Jordy Smith atropelou o três vezes campeão mundial Mick Fanning pelo placar de 15.87 a 13.53; enquanto Kelly Slater eliminou Joel Parkinson, terceiro colocado do ranking. 

SEMIFINAIS

Jordy continuou sua trajetória ao topo com uma vitória apertada sobre Ace Buchan, que não conseguiu aplicar suas pauladas de backside e encerrou sua campanha na terceira colocação. 

Assim como na final de Teahupoo, John John e Slater travaram outro duelo emocionante decidido na última onda. Há poucos segundos do término, John John usou a prioridade para descolar 7.50 e carimbar seu passaporte para a decisão contra o gigante sul-afriano. 


A próxima etapa da temporada é o Quiksilver Pro France. O evento acontece em Hossegor e conta com janela de espera entre os dias 25 de setembro e 6 de outubro. 
 


John John perde hegemonia de quatro vitórias sobre Jordy Smith. Foto: ASP/Kirstin. 

 

SWATCH WOMEN’S PRO

A disputa pelo título mundial feminino esquentou com a vitória da australiana Stephanie Gilmore, que entrou de vez na briga com a terceira final consecutiva. Gilmore começou bem a temporada 2014, vencendo a primeira etapa na Gold Coast. Depois a havaiana Carissa Moore ganhou duas seguidas, Sally Fitzgibbons repetiu o feito e a pentacampeã mundial chegou em Trestles em quarto lugar no ranking. Agora assumiu a vice-liderança e na França as quatro primeiras colocadas vão brigar pela dianteira na corrida do título mundial.

Em Trestles, Stephanie Gilmore deu um show, principalmente na final quando surfou uma onda de forma incrível, atacando cada espaço com uma boa variedade de manobras modernas para arrancar a única nota 10 do Swatch Women´s Pro e derrotar a Fitzgibbons na decisão. 

Confira abaixo como ficou o ranking masculino atualizado.  

 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias