O surfista e shaper, Vanderlei Afonso, de 43 anos, sofreu um acidente fatal após bater a cabeça no fundo de areia na Praia do Novo Campeche (SC), na última segunda-feira (20).
Veja também:
+ Gabriel Medina faz aniversário, relembre seus títulos
+ Lucas Fink sobre surfar Nazaré de skimboard: “Coisa de maluco”
+ Como funcionam as quilhas em uma prancha de surf?
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, Vando, como é conhecido o shaper, estava surfando quando caiu da prancha e foi de encontro com a bancada de areia.
O acidente aconteceu de manhã, por volta das 8h45. O shaper foi socorrido, por um surfista e pelo seu filho mais velho até a chegada das unidades de atendimento.
Procedimentos de reanimação foram feitos, posteriormente, durante aproximadamente 45 minutos. No entanto, o médico que o atendia, constatou um trauma cervical e a morte do shaper.
Vando é paulista e também morou em curitiba, mas nos anos 2000 se mudou para Florianópolis em busca de trabalho. Depois morou na Europa por um tempo e regressou ao Brasil em 2020.
Na sua trajetória, abriu uma loja de construção e reparos de pranchas de surf, a Wheatherley Surfboards, no Rio Tavares, localizado no sul da Ilha. Além disso, ali construiu sua família e teve dois filhos.
Nas redes sociais, amigos e pupilos de Vanderlei também lamentaram o acidente fatal. “Muitas horas surfando e muitas histórias para contar com a família Wheatherley”, escreveu o surfista Jose Luis Berasaluce. “Foram horas de conversa para fazer os melhores longboards da minha vida. Você sempre vai fazer parte da história do surf e eu sempre te levarei comigo”, completou.